Avançar para o conteúdo principal

Mateus, 28:20a - Obediência e Fé

"ensinando-os a obedecer a tudo quanto eu tenho mandado."
MATEUS 28:20a
https://my.bible.com/bible/432/MAT.28.20


Obediência. A instrução base que Jesus deixou para os Seus primeiros discípulos e que deveria ser replicada em todos os novos discípulos, até aos nossos dias e adiante, até à vinda do nosso Salvador.

João, 14:15 - "Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos."
Marcos, 12:30 - "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças."

Pois a maior demonstração de amor a Deus é a obediência aos Seus mandamentos, e o amor a Deus é o maior deles todos.

Romanos, 10:17 - "Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo."

Fé.
Jesus não ordena a que seja incutida fé, que seja imposta, forçada.
Mas a fé não nasce do nada.
A fé vem através da audição das palavras da própria escritura. E, por meio dela (a fé), somos salvos pela graça. Mas isso não é mérito nosso, é uma dádiva de Deus.

Então, qual é a relação entre obediência e fé?

JOÃO 3:18a - "Quem crê nele não é condenado"

Não é suficiente a declaração de fé??

Mateus, 14:28 - "Pedro então disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima da água.»"
Génesis, 2:17 - "excepto da árvore do conhecimento do bem e do mal."
Génesis, 12:1 - "O Senhor tinha dito a Abrão: «Deixe sua terra natal (...) e vá à terra que eu lhe mostrarei."

A instrução de Deus a Adão foi clara e ele apenas tinha que obedecer.
A Abrão Deus chamou e ele obedeceu.
Pedro colocou uma condição para a sua fé - Jesus tinha que o chamar, para que ele obedecesse.

Em todos os casos, a fé é demonstrada no acto de obediência.
Fé sem obediência não existe. É viver na hipocrisia.
Obediência sem fé é idolatria.

A obediência aos mandamentos de Cristo leva ao conhecimento da Palavra de Deus e do Evangelho, os quais produzem a fé.
Uma não anda sem a outra, mas há uma precedência da obediência sobre a fé ("Discipulado", de Dietrich Bonhoeffer).
A obediência é a nossa resposta ao chamado de Deus e a fé a sua consequência imediata.

Romanos, 12:2 - "Não vivam de acordo com as normas deste mundo, mas transformem-se, adquirindo uma nova mentalidade. Assim compreenderão qual é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito."

Temos fé em quê?
Se a nossa fé não tem um ponto de partida na obediência a Deus, através do que Ele nos fala nas Suas Escrituras, então é somente uma "fé pessoal", baseada na emoção e no achismo.

A fé verdadeira, conforme descrito anteriormente, provoca em nós uma mudança de mentalidade e leva-nos a prestar a Deus um culto racional, com propósitos, pensado, não algo emocional, levado pelo "sabor do momento".

A fé rasa, baseada em emoções, em experiências, mantém-nos presos por fios, que se quebram facilmente com o vento das aflições ou qualquer sopro de mudança.

A fé verdadeira sustenta-nos sobre a rocha que é Cristo, pois quem a recebe, recebe-a com base nas Escrituras e entendendo o valor da obediência ao nosso Senhor.

Romanos, 7:14-17 - "O problema não está na lei, pois ela é espiritual e boa. O problema está em mim, pois sou humano, escravo do pecado. Não entendo a mim mesmo, pois quero fazer o que é certo, mas não o faço. Em vez disso, faço aquilo que odeio. Mas, se eu sei que o que faço é errado, isso mostra que concordo que a lei é boa. Portanto, não sou eu quem faz o que é errado, mas o pecado que habita em mim."

Cremos porque obedecemos, mesmo falhando.
E cada falha recorda-nos o quanto o pecado nos afasta de Deus, e sofremos com isso. Porque entendemos que fomos chamados à obediência por Aquele que nos criou.
Submetemos a nossa vontade à vontade de Deus, pelo que os actos de desobediência são resultado do pecado que ainda existe em nós e não da nossa vontade própria, já submissa.
E isso é uma transformação da nossa mente.
E isso é uma experiência de libertação. Não somos mais escravos do pecado, pois conhecemos e entendemos a Verdade, aceitamo-La e a Ela obedecemos.

Temos Fé na Verdade que é Cristo e isso porque obedecemos ao Seu chamado e à Sua direcção para as nossas vidas.
Pois não há outro caminho para chegar ao Pai que não seja Cristo, obedecendo-Lhe.


Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de...

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Pala...

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas...