Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal.
1 JOÃO 1:8-9
https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9
Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro.A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos.
E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos.
E a que é que temos que obedecer?
Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.
Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de toda a criação.
Entender que Deus não é nosso serviçal, que não tem como propósito fazer as nossas vontades ou cumprir os nossos propósitos. Antes, Ele é Rei e Senhor e como tal toda a referência ou menção a Ele deve ser feita com reverência e exaltação.
Entender que é necessário tempo de qualidade com Ele, em adoração através de várias disciplinas espirituais. Que é necessário tempo de qualidade para apreciar tudo o que Ele realiza na nossa vida, seja espiritual, material, profissional ou familiar.
Entender que Deus instituiu a família como base da vida em sociedade para a qual Ele também nos criou.
Entender o valor supremo da vida humana, nas suas representações físicas, psicológicas, emocionais e sociais.
Entender o valor do respeito pelos compromissos e a urgência de assumirmos compromissos.
Entender o valor do respeito pelo outro, aquilo que ele é, aquilo que ele pensa, aquilo que ele possui.
Entender o valor da verdade, como peça fundamental da nossa vida.
Quando entendemos cada aspecto, e buscamos de Deus força e direcção para Lhe obedecer em tudo e de todas as formas, Ele mesmo revela-nos os escapes, as formas como podermos escapar às armadilhas que nos levam a pecar.
E entendemos que toda a vez que erramos, é o próprio Deus que nos revela o que fizémos que Lhe desagradou, para que possa haver arrependimento.
Esse arrependimento começa com a confissão, a admissão do erro, primeiro diante de Deus, mas também diante de irmãos em Cristo. E é completo com a mudança de vida, o abandono dos actos que desagradaram a Deus.
Não creio que Deus espere nada de nós para nos perdoar, pois isso Ele mesmo já nos deu com o sacrifício de Jesus na cruz.
Mas esse perdão só será efectivado na nossa vida, apenas o poderemos perceber e entender quando reconhecermos o nosso erro e verdadeiramente nos arrependermos.
Pela Palavra, reconhecemos o nosso erro, arrependemo-nos, somos corrigidos e santificados.
Pela Palavra que é a Verdade, somos libertos do pecado e santificados, para nos apresentarmos diante de Deus limpos e sem manchas.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário