Capítulo 1:
- O quê - A criação
- do céu e da Terra, da luz,
- do firmamento céu,
- da terra firme e do mar, das ervas e plantas de semente, das árvores que dão fruto,
- dos luzeiros no firmamento,
- dos seres vivos no mar, das aves no firmamento,
- dos animais domésticos, animais selvagens e todos os bichos, do ser humano
- Quem - Deus
- Quando - No princípio
- Onde - Por toda a parte; na Terra
- Como - Através da Sua Palavra, através do Seu falar
- Porquê - Pela vontade de Deus
Capítulo 2:
- O quê -
- Descanso do Senhor no dia santo;
- Detalhes da criação do Homem e o seu propósito
- Primeiras instruções
- cultivar o jardim,
- cuidar do jardim,
- alimentar-se de tudo menos da árvore do conhecimento do bem e do mal
- Quem - Deus, para o Homem
- Quando - No 7º dia, mas com referências ao 6º dia
- Onde - No jardim do Éden
- Como - Através do poder criador de Deus
- Porquê - Esse era o propósito de Deus ao criar o mundo e ali colocar o Homem
Capítulo 3:
- O quê - A tentação para o pecado, o próprio pecado e as suas consequências na vida do Homem - afastamento da presença de Deus (intimidade e comunhão
- Quem - O Homem, Satanás (através da serpente), Deus (na decisão de expulsão)
- Quando - Quando surgiu a oportunidade para a tentação ser gerada; e logo após o pecado ter sido cometido
- Onde - No jardim do Éden
- Como - Cedendo à tentação; sendo (os seres humanos) corrompidos pelo pecado; agindo Deus com justiça
- Porquê - Porque Satanás só intervém na vida do Homem com o propósito de roubar, matar e destruir; porque quando o Homem deixa o seu foco em Deus, deixa-se levar facilmente pela tentação; e porque Deus é justo - já tinha determinado a morte como resultado da desobediência.
Capítulo 4:
- O quê - As primeiras ofertas; o primeiro assassinato; a descendência de Caim; o nascimento de Sete; invocação do nome do SENHOR;
- Quem - Abel, Caim, descendentes de Caim - Lameque, Jabal (os que criam rebanhos e moram em tendas), Jubal (os que tocam harpa e flauta), Tubalcaim (mestre em criar ferramentas de bronze e ferro) -, Sete e Enos;
- Quando - Depois de Deus ter expulsado Adão e Eva do jardim do Éden;
- Onde - O assassinato ocorreu no campo; a descendência de Caim desenvolveu-se longe da presença do SENHOR, num ambiente de morte e de medo de perseguição e punição; a descendência de Sete decorreu num ambiente de busca e adoração ao SENHOR;
- Como - O assassinato de Abel aconteceu com derramamento de sangue no solo; o afastamento de Caim (e a sua descendência) da presença de Deus aconteceu por conta da fúria e do transtorno de Caim, que levaram a que ele não conseguisse dominar o pecado, conforme Deus o tinha alertado;
- Porquê
- A oferta de Caim ao SENHOR não foi aceita, pois ele não entendeu o que Deus aceita como certo. A sua motivação era errada. Como tal, sentiu-se injustiçado e resolveu fazer justiça por suas próprias mãos. Tomar o destino nas suas mãos determina o afastamento do Homem da presença de Deus. Porque Deus quer o Homem da forma e no propósito para que o criou, obediente e dependente de Deus, sem que nada disso seja limitador para que o Homem tenha uma vida plena e cheia - antes pelo contrário.
Capítulo 5:
- O quê - A genealogia de Adão;
- Quem - Adão e os seus descendentes;
- Quando - Desde os 130 anos de Adão - nascimento de Sete - até depois dos 500 anos de Noé - e a geração dos seus 3 filhos;
- Onde - Fora do jardim do Éden;
- Como - À imagem e semelhança de Adão;
- Porquê - Deus tinha ordenado que o Homem se multiplicasse e essa ordem não foi alterada. Mas o Homem já não teve acesso ao jardim, e a imagem e semelhança de Deus com que Adão tinha sido criado foi corrompida.
Capítulo 6:
- O quê - Corrupção da raça humana; Deus decide destruir todos os seres vivos, mas encontra Noé e dá-lhe as instruções para construir a arca;
- Quem - Deus;
- Quando - Quando os seres humanos se começaram a multiplicar e a sua perversidade aumentou;
- Onde - Na terra;
- Como - A corrupção aconteceu pela maldade contínua dos pensamentos e propósitos dos seres humanos;
- Porquê - Porque a terra encheu-se de maldade, corrupção e violência.
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