O Evangelho de Lucas no Capítulo 16, Versículo 10, vai nos dizer as seguintes palavras de Jesus:
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.
Lucas 16.10
Jesus fala-nos essas palavras num contexto de fidelidade a ele; mais adiante, Jesus diz-nos que não é possível servir a dois senhores, não é possível servir a Deus e, ao mesmo tempo, servir a busca pelas riquezas.
E refletindo nesta palavra, veio-me a ideia que um dos maiores problemas que o ser humano tem desde o início é a falta de contentamento.
Vemos isso lá em Génesis, quando Adão e Eva pecam, porque não se contentaram com aquilo que Deus disse que era para fazer, com a liberdade que Ele lhes deu. Foram lá e comeram do fruto que Deus tinha dito que não era para comerem, porque acharam bom para comer, certamente iludidos pela astúcia de Satanás.
Nos dias de hoje, lembramo-nos certamente de todas as vezes que adoramos dizendo "Jesus é tudo para mim", "ele é o ar que respiramos" - mas isso é uma prática real nas nossas vidas?
Contentamo-nos verdadeiramente apenas com a presença de Deus ou buscamos contentamento em outras coisas adicionais - ambição, projetos individuais, projetos em família, projetos coletivos.
Querermos crescer, desenvolvermo-nos, buscarmos um futuro melhor, não é um mal em si.
O problema é quando permitimos que essas ambições e esses projetos tomem aquele que tem que ser o lugar de Deus nas nossas vidas.
Quando buscamos com tanto fervor e intensidade que, sem nos apercebermos, verdadeiramente não temos mais contentamento apenas em Jesus. Quando Ele já não nos é suficiente.
Fala-se de um Pastor Americano (não sei se é verdade ou não, não vou confirmar neste caso, pois a intenção é nos servir como uma ilustração) foi de tal maneira abençoado por Deus com sucesso na área literária que 90% de todos os seus rendimentos, ele entrega para o Senhor. Verdadeiro contentamento. Poderia estar multimilionário, mas entendeu que lhe bastava o suficiente para os seus dias.
Não há nenhum problema em nós construirmos histórias de sucesso, não há nenhum problema em nós batalharmos por futuro melhor para nós, para os nossos filhos - estamos a cuidar deles para Deus -, mas com que propósito é que estamos a fazer?
Batalhamos, construímos histórias de sucesso apenas com esse propósito, de sermos bem sucedidos, de deixarmos um legado?
Deus diz lá na carta de Paulo aos Romanos, no Capítulo 8, que Ele faz com que todas as coisas cooperem conjuntamente para o bem daqueles que O amam, que são chamados para o Seu propósito.
Quando nós somos apenas instrumentos para o bem de outras pessoas, seremos nós aqueles que O amam ou seremos apenas Seus instrumentos?
Quando nós batalhamos diariamente Pelo sucesso dos nossos projetos, estaremos nós a ser o alvo do amor de Deus, estaremos nós a fazer isso dentro do Seu propósito para as nossas vidas porque fomos chamados por Ele ou estaremos apenas a ser instrumentos Dele para o bem daqueles que verdadeiramente O amam?
Nossa reflexão para hoje é se o nosso coração encontra verdadeiramente contentamento no Senhor ou se precisa ser completado com coisas.
Pai, apresento diante de Ti, Senhor, todas as pessoas que lerem esta mensagem. Que elas possam refletir, Senhor, na Tua palavra e perceber nos seus dias, o dia de hoje, no dia de amanhã, onde está o seu contentamento.
Tu És verdadeiramente suficiente para elas ou elas necessitam de algo mais?
E conforme o dia passa, conforme a semana passa, Senhor, que possamos perceber o que verdadeiramente buscamos diariamente para nós. Buscamos a Tua presença, buscamos um relacionamento íntimo e contínuo Contigo ou buscamos ser pessoas com coisas, com posses, com histórias de sucesso, com posições na sociedade?
No nosso trabalho, o que verdadeiramente buscamos?
Senhor, que Tu nos possas despertar, que nos possas constranger, Senhor, a percebermos verdadeiramente quais são os nossos objetivos e propósitos, o que é que nos faz caminhar dia após dia, e que tudo aquilo, Senhor, que está a tomar o Teu lugar na nossa vida, que nós coloquemos no seu devido lugar.
Que nós demos a importância, a prioridade no relacionamento Contigo, buscar-Te dia após dia, buscar o Teu reino, Senhor, na certeza que tudo mais Tu colocarás diante de nós. Que entendamos que somos Teus filhos, e Tu só tens coisas boas a dar aos Teus filhos
Assim eu Te peço e agradeço, em nome do Teu Filho Jesus, amém.
A Deus seja dada toda a Honra e toda a Glória.
Comentários
Enviar um comentário