Avançar para o conteúdo principal

Orando os salmos 1 (001, 042, 073)



1 Feliz o homem
que não segue o conselho dos maus,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos provocadores!
2 Antes põe toda a sua alegria na lei do Senhor
e nela medita de dia e de noite.
3 Ele é como uma árvore plantada à beira da água corrente,
que dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não murcham
Em tudo o que faz é bem sucedido.

SALMOS 1:1-3 https://my.bible.com/bible/432/PSA.1.1-3


Deus instrui o homem, e dá-lhe um vislumbre de como é a vida caminhando com Ele, seguindo os passos Dele, no ritmo e vontade Dele. 
Essa caminhada é alegre, porque é fruto de uma escolha e não de uma obrigação. E a escolha é pelo que É eterno, todo poderoso e imutável. 
E o Deus eterno, sabendo da nossa mortalidade, fruto do pecado, deu-nos a Sua lei, para, estudando e entendendo, obedecendo, Lhe agradarmos. 
Só é possível isso acontecer se essa lei, a lei de Deus, for o objecto da nossa leitura constante e recorrente, for o alvo da nossa meditação em qualquer situação ou lugar. 
Se é o pecado que nos afasta de Deus, e que não é mais do que a nossa desobediência a Deus, a única forma de nos aproximarmos Dele, é Lhe agradarmos, é conhecendo a Sua Palavra, a Sua vontade e a Sua direcção para nós. 
E o Senhor promete que o homem que assim proceder será sempre por Ele sustentado. Não porque Deus vá dar ao homem tudo o que o homem quer, mas porque Deus irá suprir aquilo que é necessário àquele que O ama. 
E os projectos desse homem estarão baseados, firmados e filtrados pela Palavra e pela vontade de Deus. E O Senhor é fiel à Sua Palavra e zela para que se cumpra. Logo, aquilo a que o homem se propõe a fazer que está orientado, direccionado, suportado na Palavra e na vontade de Deus, certamente prosperará. 

Assim não sucede com aqueles que rejeitam a Deus, e colocam a vontade própria à frente da vontade de Deus. Ou ignorando por completo a vontade do Pai. 
Esses encaminham-se para a perdição. Por uma escolha própria. 
E muitos são aqueles que, tendo um dia alimentado-se do que Deus tem para nós (a Sua Palavra), deixaram-se contaminar pelas belezas do mundo, deixaram-se seduzir pelas facilidades que lhes prometem nesta terra, e acabaram por se encher deles mesmos e seguir a sua vontade, os seus planos, o seu tempo, deixando Deus num plano totalmente inferior. 
A nossa visão carnal engana. Seduz. Desvirtua. 
O nosso coração é enganoso também. Gera em nós paixões que na nossa força não conseguimos controlar. 

E um dia a derrota chega. Um dia, a factura tem que ser paga. 
E, no amargo de boca do insucesso, voltamo-nos bens para Deus, clamando pela Sua misericórdia. 

E Deus é misericordioso. Ele perdoa a nossa rebeldia, a nossa soberba. 
Iremos ainda a tempo de ser resgatados? Creio em Deus que sim. 
Mas o caminho torna-se mais difícil, mais pedregoso. Passamos a carregar feridas e cicatrizes que não eram necessárias. Que por vezes nos trazem de volta à lembrança dores. 
Mas a caminhada prossegue. A vitória é para aquele que chega ao final, não para aquele que canta vitória durante a jornada. 

A vitória é para aquele que se alimenta da água corrente, de dia e de noite, guardando no seu coração a Palavra de Deus, que é fiel e verdadeira, para que não peque, e pecando se arrependa e peça perdão. 


Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas