1 Feliz o homem
SALMOS 1:1-3 https://my.bible.com/bible/432/PSA.1.1-3
que não segue o conselho dos maus,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos provocadores!
2 Antes põe toda a sua alegria na lei do Senhor
e nela medita de dia e de noite.
3 Ele é como uma árvore plantada à beira da água corrente,
que dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não murcham
Em tudo o que faz é bem sucedido.
SALMOS 1:1-3 https://my.bible.com/bible/432/PSA.1.1-3
Deus instrui o homem, e dá-lhe um vislumbre de como é a vida caminhando com Ele, seguindo os passos Dele, no ritmo e vontade Dele.
Essa caminhada é alegre, porque é fruto de uma escolha e não de uma obrigação. E a escolha é pelo que É eterno, todo poderoso e imutável.
E o Deus eterno, sabendo da nossa mortalidade, fruto do pecado, deu-nos a Sua lei, para, estudando e entendendo, obedecendo, Lhe agradarmos.
Só é possível isso acontecer se essa lei, a lei de Deus, for o objecto da nossa leitura constante e recorrente, for o alvo da nossa meditação em qualquer situação ou lugar.
Se é o pecado que nos afasta de Deus, e que não é mais do que a nossa desobediência a Deus, a única forma de nos aproximarmos Dele, é Lhe agradarmos, é conhecendo a Sua Palavra, a Sua vontade e a Sua direcção para nós.
E o Senhor promete que o homem que assim proceder será sempre por Ele sustentado. Não porque Deus vá dar ao homem tudo o que o homem quer, mas porque Deus irá suprir aquilo que é necessário àquele que O ama.
E os projectos desse homem estarão baseados, firmados e filtrados pela Palavra e pela vontade de Deus. E O Senhor é fiel à Sua Palavra e zela para que se cumpra. Logo, aquilo a que o homem se propõe a fazer que está orientado, direccionado, suportado na Palavra e na vontade de Deus, certamente prosperará.
Assim não sucede com aqueles que rejeitam a Deus, e colocam a vontade própria à frente da vontade de Deus. Ou ignorando por completo a vontade do Pai.
Esses encaminham-se para a perdição. Por uma escolha própria.
E muitos são aqueles que, tendo um dia alimentado-se do que Deus tem para nós (a Sua Palavra), deixaram-se contaminar pelas belezas do mundo, deixaram-se seduzir pelas facilidades que lhes prometem nesta terra, e acabaram por se encher deles mesmos e seguir a sua vontade, os seus planos, o seu tempo, deixando Deus num plano totalmente inferior.
A nossa visão carnal engana. Seduz. Desvirtua.
O nosso coração é enganoso também. Gera em nós paixões que na nossa força não conseguimos controlar.
E um dia a derrota chega. Um dia, a factura tem que ser paga.
E, no amargo de boca do insucesso, voltamo-nos bens para Deus, clamando pela Sua misericórdia.
E Deus é misericordioso. Ele perdoa a nossa rebeldia, a nossa soberba.
Iremos ainda a tempo de ser resgatados? Creio em Deus que sim.
Mas o caminho torna-se mais difícil, mais pedregoso. Passamos a carregar feridas e cicatrizes que não eram necessárias. Que por vezes nos trazem de volta à lembrança dores.
Mas a caminhada prossegue. A vitória é para aquele que chega ao final, não para aquele que canta vitória durante a jornada.
A vitória é para aquele que se alimenta da água corrente, de dia e de noite, guardando no seu coração a Palavra de Deus, que é fiel e verdadeira, para que não peque, e pecando se arrependa e peça perdão.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário