Avançar para o conteúdo principal

2º Samuel, 7:5-7

 

"Vá e diga a meu servo Davi que assim diz o SENHOR:
Acaso cabe a você construir uma casa para eu habitar?
Desde o dia em que tirei os israelitas do Egito até hoje, nunca morei numa casa.
Sempre acompanhei o povo de um lugar para o numa tenda, num tabernáculo.
E, no entanto, onde quer que eu tenha ido com os israelitas, nunca me queixei às tribos de Israel e aos pastores de meu povo.
Nunca lhes perguntei: Por que não construiram para mim um palácio, uma casa de cedro."
https://my.bible.com/bible/432/2SA.7.5-7

É tempo do Cristão deixar de adorar o templo físico em que reúne a igreja uma vez por semana, e começar a edificar o templo espiritual que somos todos os que compõe a igreja (*1), na qual habita o Espírito Santo (*2), no qual Deus quer ser adorado em espírito e em verdade (*3), pela transformação do nosso entendimento (*4), de que não somos seres fruto do acaso, mas o resultado do Deus todo poderoso que nos criou para sermos Seus filhos por adopção e eleição (*5).
*1 'Portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes. Fazem parte do povo santo de Deus e são membros da sua família.' Efésios 2:19
*2 'Não sabem que não pertencem cada um a si mesmo, mas que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que receberam de Deus e que habita no vosso interior?' 1º Coríntios 6:19

*3 'Deus é espírito e os que o adoram devem fazê-lo no Espírito e em verdade.' João 4:24

*4 'Não vivam de acordo com as normas deste mundo, mas transformem-se, adquirindo uma nova mentalidade. Assim compreenderão qual é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito.' Romanos 12:2

*5 'Pois, antes de o mundo existir, ele escolheu-nos para juntamente com Cristo sermos santos e irrepreensíveis e vivermos diante dele em amor. Ele destinou-nos para sermos seus filhos por meio de Cristo, conforme era seu desejo e vontade' Efésios 1:4-5

Deus não ordenou que Lhe fosse construído qualquer edifício de pedra, nada que fosse permanente. Instruiu o povo à preparação do tabernáculo, mas num momento próprio da história do Seu povo. 

Precisamos perceber qual é o tabernáculo que Deus pretende de nós agora. 

Não se trata de rejeitar os edifícios religiosos, os templos em que o povo de Deus se reúne para um culto público e congregacional. Não creio que Deus queira algum "fundamentalismo inovador" nesse aspecto.

Mas sim perceber qual o papel que cabe a esses edifícios na vida cristã e qual o templo com o qual nos precisamos preocupar e o qual temos que frequentar.

Deus quer um relacionamento com o ser humano. Foi para isso que Ele nos criou. Um relacionamento individual com cada um e com todos como uma enorme família de muitos filhos, da qual Jesus é o primogénito.
É como família que Deus que quer que o Seu povo se reúna num lugar, para Lhe prestar culto, um culto público e comunitário, onde Ele será adorado, exaltado, e falará com o Seu povo, através de um Seu profeta.

Mas para o relacionamento individual com cada um, Deus também se quer reunir com cada individuo num local próprio. Só que esse lugar próprio não é um edifício construído por mãos humanas. É o edifício que o próprio Deus constrói em cada um de nós através do Seu Espírito Santo.

Somos nós mesmos. Deus quer habitar em cada um de nós, espiritualmente falando, para que esse relacionamento aconteça. Deus quer que esse edifício espiritual seja edificado, seja estruturado, levantado, firmado nos seus alicerces na rocha que é Cristo, amadurecido dia após dia, buscando crescer na fé e no conhecimento do Filho de Deus.

Isso é todo um processo. Um processo de sacrifício vivo e santo, não material, mas de comportamento e vontade, sendo transformados por Deus, mudando a nossa forma de pensar, submetendo-nos à boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

E isto acontece diariamente, à medida em que celebramos continuamente um culto a Deus em nós, o templo que Deus escolheu para habitar.

E habitará Deus em qualquer templo?

Não. Ele deu várias instruções para a construção do tabernáculo, para que nele fizesse morada, se comunicasse com o Seu povo e o Seu povo Lhe prestasse culto.
Podemos ligar cada elemento do tabernáculo com a nossa vida.
Transcrevo um excelente resumo da "Bíblia de Estudo Nova Versão Transformadora", da Editora Mundo Cristão:
- o altar (dos holocaustos) mostra que é preciso remover o pecado (da nossa vida) por meio de uma morte sacrificial.
- A bacia de bronze mostra que a comunhão com Deus exige a remoção das impurezas, tudo o que é conflitante com a perfeição ética de Deus.
- (...) O candelabro e a mesa revelam que precisemos andar na luz de Deus e confiar que Ele suprirá as nossa necessidades.
- O altar de incenso representa a oração (...)
- A cortina (...) lembra que não nos podemos aproximar de modo descuidado do Deus Todo-poderoso, o Deus santíssimo que nos convida a ter comunhão com Ele.
- Atrás da cortina, não há ídolo algum, mas sim a (...) arca da aliança, sobre a qual a glória de Deus se manifestava (...), reflete o principal propósito do Senhor para Seu Povo: um relacionamento de aliança com o Deus vivo.
(...) possível por meio do sacrifício perfeito de Jesus pelo pecado e do Seu ministério diante de Deus como nosso sumo sacerdote (...).

'Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre.' Hebreus 10:12

Toda a honra e toda a gloria sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas