Nós que somos fortes na fé devemos suportar as fraquezas dos que não são como nós, sem procurarmos o que nos é agradável.
Cada um de nós deve agradar ao seu próximo naquilo que for bom para o fortalecer na fé.
ROMANOS 15:1-2
https://my.bible.com/bible/432/ROM.15.1-2
Aquilo que nós apelidamos de "modéstia" impede-nos de nos considerarmos "fortes".
Mas precisamos fazer uma reflexão profunda à nossa caminhada com Cristo, e olhar para as necessidades da igreja ao nosso redor. Porque essa modéstia muitas vezes não é mais do que o receio em assumir uma posição na linha da frente, de encarar a necessidade de que há pessoas verdadeiramente fracas na fé, ignorantes na caminhada com Cristo, e que nós precisamos dar o passo extra para os ajudar, preparando-nos e aproximando-nos deles, com o propósito de os ajudar no fortalecimento e na edificação.
Efésios, 4:12, refere que aqueles que Deus designou para apóstolos, para profetas, para evangelistas, ou para pastores e mestres, são responsáveis pela preparação do povo santo para realizar a obra de Deus e edificar o corpo de Cristo.
Então e quando não há nenhum destes, ou não estão disponíveis ou preparados, vamos deixar os fracos a mercê daquele que nos quer tragar?
Então nós, que já recebemos algum preparo e que já fomos um pouco edificados e estamos aptos a prosseguir na caminhada de fé até ao amadurecimento, até à medida da estatura de Cristo, nós vamos ficar parados, calados, como se nada pudéssemos fazer?
Devemos buscar direcção no Espírito Santo, certamente.
Devemos procurar homens e mulheres mais preparados, sem dúvida; procurar principalmente os tais designados e capacitados por Deus.
Mas não podemos dar parte de doentes.
Não nos podemos esconder e deixar de fazer tudo que vier às nossas mãos para fazer; cuidar daqueles que Deus fez aproximarem-se de nós. OK, não temos dons de ensino, não temos capacidade de explicar as passagens mais complexas. Mas temos uma caminhada. Temos uma prática de vida que já está a ser aprimorada pela acção do Espírito Santo em nós. Tudo isso pode e deve ser colocado a serviço do Reino. E, através desse serviço, trabalhar na edificação dos outros, dos tais que Deus enviou para poderem caminhar do nosso lado. Estamos prontos para isso? A nossa vida pode ser exemplo (mesmo que não sejamos perfeitos) do que é ser discípulo de Cristo?
Se não pode, o nosso problema é bem mais sério!
Mas se pode, vamos a isso!
Vamos mostrar com o nosso exemplo, vamos cuidar com o nosso amor; vamos edificar, cuidando e exemplificando.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário