Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31 NVT
De facto, o que podemos dizer? Mas que coisas são estas que revelam que Deus é por nós?
Vamos olhar para os versículos que antecedem este 31; na verdade, vamos olhar para tudo desde o início do capítulo 8, onde Paulo lista todas estas coisas.
"A vida no Espírito"
- O primeiro conjunto de factos listado está relacionado com a nossa vida submissa ao Espírito Santo.
- E Deus (pelas palavras de Paulo) começa por nos garantir a justificação perante qualquer condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, ou seja, para aqueles que buscam viver como Jesus viveu.
- O Jesus que foi enviado e encarnou para ser o sacrifício único e suficiente pelo nosso pecado, declarando o fim do domínio que o pecado tem sobre nós.
- Depois do batismo, Jesus recebeu em si a presença do Espírito Santo, e aqueles que buscam viver como Ele viveu precisam, como Ele, ser habitação do Espírito Santo, ser controlados pelo Espírito Santo.
- Teremos vida se matarmos as obras do corpo, e será vida abundante, pois estaremos unidos Àquele que nos prometeu isso. Essa vida abundante e eterna pois o mesmo Senhor ressuscitará o nosso corpo mortal.
- Assim, somos adoptados por Deus como filhos e assim tornados co-herdeiros com Cristo, participando do Seu sofrimento e da Sua glória.
"Glória Futura"
- Depois da nossa vida terrena, Paulo relata o futuro.
- E se há sofrimentos agora, Deus promete-nos uma glória eterna incomparável.
- Pois a revelação dos filhos de Deus irá promover a libertação da criação da decadência, e nós seremos agentes dessa libertação.
- Através de Cristo, fomos adoptados como filhos de Deus, e, pela fé, temos por isso esperança na salvação, em que usufruiremos de todos os direitos inerentes, incluindo a redenção do nosso corpo!
- Enquanto isso não acontece, oramos e clamamos e mesmo quando não o conseguimos fazer, Deus enviou o Consolador, o Espírito Santo que intercede por nós junto do Pai, conforme a vontade do próprio Deus, porque a Sua vontade será sempre concretizada.
- Enquanto isso não acontece, o próprio Deus prepara-nos, fazendo com que tudo o que nos acontece coopere para o nosso bem, segundo o Seu propósito para aqueles que O amam.
- E qual é esse propósito? Sermos novamente conformes à imagem e semelhança do Seu Filho, para que sejamos todos uma imensa família, de muitos irmãos, todos equilibrados no seu relacionamento e todos declarados justos - Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.
Diante de todas estas coisas, percebemos que Deus luta por nós - nem sempre pela nossa vontade, mas pela Dele, boa, agradável e perfeita -, e quem segue o Seu caminho (os Seus discípulos) sabe que não precisa temer a oposição de ninguém.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário