Avançar para o conteúdo principal

Salmos, 2:1

Por que as nações se enfurecem tanto? 

Por que perdem seu tempo com planos inúteis?

Salmos 2:1 NVT

https://bible.com/bible/1930/psa.2.1.NVT

 

Um pastor americano bastante conhecido, John Piper, escreveu um livro chamado "Dinheiro, Sexo e Poder".

Nele aborda como esses 3 factores externos influenciam a caminhada do Cristão. Como é necessário mantê-los debaixo de controlo apertado por cada um de nós, para que possamos disfrutar deles como Deus pretende, e não da forma que nos agrada, pois, facilmente se tornam em ídolos e nos afastam do caminho certo, Jesus Cristo.

Vemos o mesmo tipo de comportamento em grupos de pessoas. Sejam equipas, sejam nações, sejam "igrejas".

O dinheiro cega. Homens e mulheres, corporações, todo tipo de associações e instituições, colocam de lado princípios e éticas para rechear o seu bolso. E por vezes nem é o seu próprio bolso que será mais recheado. Matam e matam-se para rechear os bolsos de quem lhes paga, não olhando a meios.

  • No entanto, Deus criou as riquezas para serviço do ser Humano, não para que este se torne escravo delas

O sexo corrompe. Vicia. Dependentes de breves momentos de prazer, homens e mulheres comprometem o seu futuro. O agora sem pensar nas consequências e nos impactos para o futuro. O eu e o meu, sem considerar o outro, o meu próximo.

  • No entanto, Deus criou o homem e a mulher para se relacionarem de forma íntima e terem prazer e satisfação nessa relação, não para que se escravizem por conta dessa relação ou para essa relação.

O poder adultera. Transforma. Muda o propósito das coisas. Muda o nosso foco. Queremos submeter os outros à nossa vontade, sentir o domínio, o ascendente. O bem estar dos outros apenas interessa enquanto nos serve, enquanto nos traz benefício.

  • No entanto, Deus ordenou ao homem que dominasse sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão. Mas também que o maior entre nós ocupe a posição inferior e que o líder seja o servo.

De nada adiantam riquezas, prazer ou poder fora da direcção de Deus. Ele vê todas as coisas e nada escapa ao Seu controlo.

Juntamos bens e posses que apenas nos servem os breves anos que andamos nesta terra.

Sofremos e corremos por prazeres efémeros.

Matamos pessoas (não só literalmente) para conseguirmos um ascendente, fazer valer a nossa vontade, mostrar que, com razão ou sem razão, mandamos nós.

Estas verdades aplicam-se a cada um individualmente, mas também como grupo, como sociedade.

Reclamamos de "como estão as coisas", e nem percebemos, nem queremos perceber, que contribuimos para este estado, fazemos parte dessa turba que quer para si, que quer o seu, e que muito depois poderá pensar nas necessidades dos outros.

O cristão é chamado a fazer diferente, não porque é melhor do que os outros, mas porque segue Aquele que é perfeito.

Seja individualmente seja em grupo, seja na sociedade "secular" seja no âmbito da igreja, não podemos perder o nosso foco: o nosso caminho é seguir as pisadas de Cristo, o qual é "manso e humilde de coração".

A Deus toda a Honra e toda a Glória, para sempre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas