Avançar para o conteúdo principal

Salmos, 3:3-5

 

Mas tu, SENHOR, és o escudo ao meu redor, a minha glória, aquele que levanta a minha cabeça.

Clamo ao SENHOR com a minha voz, e ele me responde do seu
santo monte.

Eu me deito, durmo e acordo, pois o SENHOR me sustenta.

Salmos 3:3-5 https://my.bible.com/bible/2645/PSA.3.3-5

Há algo de extraordinário na relação de Deus com o Seu povo. Com o povo Dele, com aqueles que foram chamados e atenderam ao Seu propósito. Não com aqueles que O ignoram ou mesmo rejeitam.

Entender o chamado de Deus para pertencer ao Seu povo é essencial para que não sejamos frustrados. Muitos são levados por emoções ou por falsas promessas, mas aqueles que entendem e ainda assim aceitam o Seu jugo, firmam-se na Rocha e não são abalados nesse propósito.

E afinal, qual é esse propósito?

O que é que Deus quer de nós?

A pandemia de 2020 "permitiu-me" dedicar mais tempo ao estudo da Palavra, ou melhor - a impossibilidade de reunir na igreja durante boa parte do 1º semestre impeliu-me a dedicar mais tempo a Palavra, no risco de ter uma paragem na minha caminhada com Cristo, com as consequências fatais que isso poderia ter, em termos espirituais.

Um dos estudos (disponibilizado pela Igreja Batista Vida Nova - São José dos Pinhais) intitula-se "o propósito eterno de Deus". Através dele, pude perceber a resposta a essa pergunta. E essa resposta abre caminho a entender muito do que Deus fala na Sua Palavra e a muito do que Ele faz. Muito, não tudo, pois os Seus pensamentos continuam a ser mais altos, muito mais altos do que os meus pensamentos.

Deus pretende que o melhor da criação, o ser humano, se constitua como uma imensa família, de muitos e incontáveis filhos, todos semelhantes a Jesus, nosso modelo e Senhor.

E quando entendemos isso, quando entendemos e aceitamos para a nossa vida, vários aspectos dessa nossa vida mudam, inclusive - ou principalmente - na nossa caminhada cristã.

De alguma forma, o nosso pensamento, as nossas expectativas do que Deus quer para nós começam, em algum ponto da caminhada, a apontar para a eternidade. Em especial, parte das promessas que Deus nos nevela para a eternidade. Quantos de nós sonham com o céu? Quantos de nós aspiram a esse tempo da nossa existência em que não haverá mais choro, nem tristeza nem dor!

Por que na nossa caminhada terrena nós experimentamos tudo isso.

Experimentamos dores físicas. Experimentamos cansaço e frustração. Estabelecemos metas, temos sonhos, temos planos, e tantas vezes os mesmos acabam dentro de uma gaveta ou jogados no lixo, esquecidos e abandonados, por incapacidade, por obstáculos intransponíveis, por desilusão.

Dependendo da nossa maturidade espiritual, a nossa fé sai inabalada, abanada, ou mesmo destruída.

Prosseguimos. Oramos mais, louvamos mais, entregamo-nos mais a Deus. Mas nada disso é garantia de que não passaremos por outras situações semelhantes ou até piores.

Jesus foi bem claro, que neste mundo teríamos aflições, mas que tivessemos ânimo, pois ele mesmo já venceu o mundo!

Mas e então? E o que é que isso tem a ver com o nosso alvo para a eternidade, ou com o propósito de Deus para nós, ou com o Seu relacionamento com o Seu povo?

Tem, porque a nossa tendência, a pouco e pouco, é deixar que todas essas aflições mudem o nosso foco, Ou melhor, moldem o nosso foco. Porque se calhar o nosso foco não estava bem direccionado e vai ficando cada vez mais desviado.

Vejamos o exemplo de Jó. A Bíblia não nos revela que tenha sido alguma acção de Jó a provocar todos os acontecimentos relatados. Pelo menos, nenhuma acção negativa. Podemos argumentar que a forma positiva (integro, correcto, temente a Deus) como Jó levava a sua vida o colocou numa posição para que Satanás o quisesse amaldiçoar. Mas não conseguimos ligar o que lhe aconteceu a alguma espécie de castigo ou punição.

Vemos Jó ao longo de todo o livro, muito com a colaboração dos seus amigos, a questionar, a reclamar da sua existência. Mas no final, Jó conclui: "Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora eu te vi com meus próprios olhos. (Jó, 42.5)”

Não sei se Jó aspirava ao céu, nem o quanto da revelação de Deus sobre a eternidade Jó já conhecia.

Mas sei o quanto ele se desiludia com a vida terrena, o quanto amaldiçoou a sua existência ao ponto de desejar ter sido abortado. E também vejo o quanto Deus se revelou a ele e como ele foi resgatado com essa revelação.

O Salmo 3 termina com "De ti, SENHOR, vem o livramento, abençoa o teu povo."

Deus quer um relacionamento com o seu povo aqui na terra. Um relacionamento com o Seu povo escolhido, com o seu reino de sacerdotes que Ele mesmo estabeleceu, com a sua nação santa que é Sua propriedade exclusiva!

Deus quer um relacionamento de proximidade, como teve com Adão e Eva antes da queda.

Porquê aqui? Porque na eternidade não teremos "outra opção", aqui e agora podemos ser participantes activos e voluntários nesse relacionamento

Aqui e agora cabe-nos buscá-Lo "enquanto se pode achar".

Aqui e agora cabe-nos meditar na lei do SENHOR dia e noite e ter prazer nisso.

Aqui e agora cabe-nos adorá-Lo e a Ele prestar culto, como único Deus, pois não há outro além Dele.

Aqui e agora cabe-nos buscar a Sua vontade e procurar agradá-Lo com tudo o que fazemos, com tudo o que falamos, com tudo o que pensamos, com tudo que sentimos.

É aqui e é agora, neste curto tempo de vida que temos aqui na Terra, o qual pode ser tão breve quanto apenas mais um suspiro, é aqui e é agora que através de nós e em nós se pode revelar o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Pense no céu, na eternidade, mas viva o presente e o seu futuro enquanto povo de Deus.

Creia em Jesus, pois isso dá-lhe o poder de ser chamado filho de Deus, o seu passaporte de entrada no povo. Mas não creia de boca apenas, mas que todo o seu ser reflicta essa verdade,

Ao vitorioso, será dado o fruto de árvore da vida.

Ao vitorioso, não sofrerá a segunda morte.

Ao vitorioso, será dado do maná e um novo nome.

Ao vitorioso, será dada autoridade.

Ao vitorioso, serão dadas vestes brancas.

Ao vitorioso, será dada a cidadania da cidade de Deus, a nova Jerusalém.

O vitorioso sentar-se-à com Jesus no seu trono.


A Deus seja dada toda a honra e toda a glória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas