Avançar para o conteúdo principal

João, 3:19-21 - O pecado


João 3:19‭-‬21 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram as trevas em lugar da luz, pois suas obras eram más. Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam expostas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que se manifeste que suas obras são feitas em Deus.



Vamos falar sobre evangelismo, sobre evangelização, sobre o evangelho.

Quais são estas boas novas que somos chamados, instruídos, até mandados a anunciar?

Se há boas novas, boas notícias, então devem haver más notícias. Ou pelo menos alguma situação que necessita de um resgate, de uma resolução. Há pelo menos um problema.

Precisamos entender que problema é esse para podermos explicar porque é que as notícias que trazemos são boas. O que é que estamos a trazer, a anunciar de tão bom?

Isto não quer dizer que a bondade de Deus só se revela por causa do mal; ela revela-se apesar do mal; e nós só a entendemos porque sofremos com o mal. Os atributos de Deus não dependem em nada de nós, dos nossos comportamentos nem dos nossos entendimentos. São imutáveis e eternos.

Génesis 3:1-2 A serpente, que era o mais astuto de todos os animais selvagens criados pelo Senhor Deus, disse à mulher: «Com que então Deus proibiu-vos de comerem do fruto de todas as árvores do jardim!» Mas a mulher respondeu-lhe: «Nós podemos comer o fruto das árvores do jardim.»


Somos influenciados pelo ambiente em que estamos. Quem está ao nosso redor, aquilo que vemos, lemos, ouvimos, tudo isso nos influencia, tudo nos serve de base para as nossas tomadas de decisão.

Por exemplo, o que aconteceu no Jardim? Através da serpente, Satanás trabalhou em 2 aspectos do ser humano, 2 áreas em que poderia encontrar algum ponto de ataque, que fragilizaram Eva.

Primeiro tentou gerar dúvida sobre as instruções de Deus. Depois trabalhou na possibilidade de ambição, naquilo que o condenara (a Satanás) à expulsão do céu.

A dúvida: "foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?'" Depois a proposta tentadora: "Certamente não morrerão!", "os seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal"

A atitude de Eva foi de cedência aos argumentos "agradável ao paladar", "atraente aos olhos" e "desejável para dela se obter discernimento", e, juntamente com Adão, desobedeceram.

A questão não é de quem é a culpa.

A questão aqui é o que isto representa para nós hoje. Deus não entregou textos aos homens para nós questionarmos os Seus propósitos, mas sim para entendermos esses propósitos para nós hoje, entendermos para quê tomos criados e trabalharmos cooperativamente com Deus para concretizar esses propósitos.

Efésio1:5 Ele destinou-nos para sermos seus filhos por meio de Cristo, conforme era seu desejo e vontade.


E o grande propósito de Deus para o ser humano é que sejamos como uma imensa família de muitos irmãos, todos semelhantes a Jesus, o Unigénito e o Primogénito.

Então qual e a questão no relato da queda? O que é que as atitudes de Adão e de Eva representam e significam boje para nos?

Temos um inimigo em comum, o qual anda constantemente ao nosso redor, com os seus demónios, procurando a quem possa devorar. Quem? Os desatentos, os que não vigiam. Vigiar o quê? O que Adão e Eva não fizeram. Acham que é o nosso corpo físico que Satanás pretende?

Este trapo mortal, que um dia voltará ao pó? O que ele pretende é aquilo que Deus mais preza e cuida em nós, a nossa alma...

E tudo fará para nos derrubar e conduzir às trevas.

Que tudo? Aprendamos com o relato: o que é que andamos a ouvir? A quem estamos a escutar?

A estratégia de Satanás é apenas uma: levar-nos a duvidar para depois nos tentar. E tentar com o quê? Com o que desperta os maus desejos do nosso coração. Com os receios que nos atormentam.

Tiago 1:13-15 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.


Jesus foi tentado da mesma forma que nós. Satanás procurou colocar dúvida no Seu coração - adulterando as escrituras e depois tentando Jesus. Mas não havia desejos maus Nele e não cedeu.

Connosco, tem que ser igual!

"Ah, mas todo o meu passado, todos os meus erros, falhas, quedas?"

"Está consumado!"

Romanos 5:1-2 Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos também acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.


O nosso passado já foi justificado por Jesus! Do seu passado, Deus não se lembra mais. Não será o teu passado a condenar-te!

Mas como? Como? Se eu continuo a errar hoje??

Por que há algo chamado perdão e há algo chamado arrependimento. O perdão de Deus torna-se eficaz na sua vida - ou seja, justificado perante Deus - quando você coloca a sua vida debaixo da luz de Jesus, em oposição às trevas em que Satanás quer que você viva. E como é que coloca a sua vida debaixo da luz? Arrependendo-se desses erros passados.

Não escondendo - trevas.

Mas trazendo à luz. Confessando diante de Deus e buscando suporte, apoio, ajuda na comunidade que Ele mesmo criou para nós - esta família ao espiritual que é a igreja.

E, debaixo dessa luz, 2 coisas extraordinárias acontecem:
1. Você percebe que foi justificado - não há qualquer acusação contra quem está na luz.
2. Você começa a trilhar o caminho da santificação - à luz você consegue perceber esse caminho, e distinguir as armadilhas, as tentações, as seduções do pecado, e o que precisa mudar para se assemelhar novamente a Jesus.

E nada disso (justificação e santificação) acontece pelas suas forças - é a graça de Deus derramada sobre si, por meio da fé que ele mesmo nos dá. Você só tem que se entregar e submeter por completo,

E a paz que Deus agora tem connosco - consigo e comigo -, reinará nos nossos corações.

E qual a importância disso para o trabalho missionário, que é de evangelizar?

Toda - porque esta é a boa notícia que fomos chamados a anunciar.

Podemos - e devemos - praticar a justiça, cuidar dos necessitados, mas isso é a obra de Deus sobre os seres humanos, não é evangelismo.

Se tudo aquilo que anunciamos são bençãos, provisões, etc, seremos como Paulo diz "miseráveis".

1ª Corintios 15:19 Se a esperança que temos em Cristo não vai para além desta vida, somos os mais miseráveis de todos.

Romanos 5:1-2 Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos também acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas