Jeremias 17:5-6
Assim diz o SENHOR: Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do SENHOR. É como arbusto solitário no deserto; não tem esperança alguma. Habitará em lugares desolados e estéreis, numa terra salgada, onde ninguém vive.
A ira do Senhor é real.
Embora devamos temor a Deus e não ter medo Dele (porque o primeiro está ligado de alguma forma ao conhecimento e respeito e proximidade, enquanto o segundo está ligado ao terror e leva ao afastamento), não podemos esquecer ou ignorar que a Sua ira contra o pecado é real.
Deus determinou que o pecado tem como consequência a morte.
Jesus diz não devemos ter medo daqueles que matam o corpo - devemos temer a Deus, que tem o poder de matar e lançar no inferno. (Lucas 12:4-5).
A Bíblia está repleta de relatos de como Deus castiga o Seu povo quando se rebela e afasta Dele. De como Deus, que é santo e não tolera o pecado que tenta manchar a Sua santidade, age quando o Seu povo O troca por outros deuses (sejam espirituais, sejam outros homens, sejam a sua vontade própria).
Mas o próprio Deus anuncia o que acontece àqueles que agem segundo a vontade Dele. Anuncia aqui em Jeremias, como já tinha feito em Salmos.
Jeremias 17:7-8 - Feliz é quem confia no SENHOR, cuja esperança é o SENHOR. É como árvore plantada junto ao rio, com raízes que se estendem até as correntes de água. Não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes. Não teme os longos meses de seca, e nunca deixa de produzir frutos.
Salmos, 1:3 - Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz.
A fé é mais do que crer, acreditar na existência de Deus. É confiar Nele o controlo da nossa vida. E só podemos fazer isso se O conhecermos.
Conhecemos a Deus através da Sua Palavra (leitura e meditação) e através da comunhão na igreja, a verdadeira pertença ao corpo de Cristo, ao povo de Deus. Para nos ajudemos uns aos outros quando nos afastamos por conta das lutas, quando começamos a confiar nas nossas forças (ou nas dos outros) e não no poder de Deus.
A Deus seja toda a honra e toda a glória.
Comentários
Enviar um comentário