Avançar para o conteúdo principal

Salmos 119:11

 


Salmos, 119:11 - Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

O coração era entendido, no tempo de David, como o centro das emoções. Na verdade, ainda hoje é assim.

Sabemos que não é assim, mas convém lembrarmos disso, ao meditar sobre este versículo.

Eu acredito que a razão é o que define a nossa atitude quando agimos de certa forma. As nossas ações são pensadas, para o bem ou para o mal. Agimos segundo a nossa mente.

De igual forma, acredito que as emoções definem como reagimos. Quando a situação aparece e não estamos preparados para ela, não pensámos, não ponderámos, então reagimos. Isso não é mau. Mas pode ser um problema.

Porque a reação, não sendo pensada nem ponderada, vai refletir o nosso caráter. E o nosso caráter é pecaminoso.

Até que Jesus entra e transforma tudo!

O caráter de Jesus em nós é pacificador. Exala amor em todas situações, em todo o tempo.

Na carta aos Romanos, capítulo 12, versículo 2, Jesus (por meio de Paulo) diz “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” A nossa mente é transformada por Deus, conforme permitimos que a Sua Palavra reoriente os nossos pensamentos, não mais para as coisas do mundo nem para a nossa vontade, mas sim para os propósitos do Alto, que tornam o Seu Reino real por onde passamos, e para a Sua vontade.

E para transformar o nosso caráter, as nossas emoções e, assim, as nossas reações, precisamos da preciosidade da Palavra de Deus guardada no nosso interior - pela memorização e pela meditação constante. Ela tem que fazer parte de nós, moldando-nos e transformando-nos de dentro para fora.

Como filhos de Deus, seremos bem-aventurados pacificadores, sendo santificados dia após dia, pela ação do Seu Espírito Santo sobre a Palavra lida, memorizada, meditada e totalmente assimilada.

Dia após dia, cópias de Jesus caminhando por cada rua, por cada cidade, por cada país desta Terra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas