Avançar para o conteúdo principal

1ª Timóteo, 2:11

1ª Timóteo, 2:11
As mulheres devem aprender em silêncio e com toda submissão.

A Bíblia apresenta-nos vários textos de difícil entendimento. Isso não pode ser motivo para os ignorarmos. Antes, devemos refletir mais neles, no enquadramento do resto das escrituras, pois a Bíblia interpreta-se a si mesma.
Quando lemos Paulo a falar isto, colocando as mulheres numa aparente posição inferior aos homens, faz confusão, pois a Bíblia não defende essa distinção. Defende responsabilidades diferentes.
Não quero entrar por essa discussão, do papel que Deus pretende para as mulheres na igreja.
Quero olhar para algo mais abrangente, que inclui a situação que julgo ter levado Paulo a fazer esta afirmação.

Paulo escreve esta carta ao seu discípulo Timóteo no contexto da igreja que estava a ser implantada na cidade de Éfeso.
Esta cidade tinha vários problemas, sendo que um deles estava associado à prostituição cultual: mulheres que entregavam o seu corpo a vários homens, de forma a que essas múltiplas relações sexuais fossem entregues aos seus deuses como culto.
Tanto nesta carta (a Timóteo como pastor em Éfeso) como na carta à igreja em Éfeso, Paulo combate esses actos, instruindo em específico as mulheres na sua postura e na sua intervenção na igreja.

A forma como Paulo o faz - agressiva na visão actual do mundo, mas compreensível à luz da época - fez-me refletir na forma como a igreja, ao longo dos séculos, tem lidado com situações que contrariam os seus fundamentos e as suas tradições.

A reacção típica do ser humano quando é atacado ou reprimido ou humilhado é a reacção de devolver o que sofreu, como compensação ou como vingança. Levo um soco, devolvo um soco (ou mais). Sou humilhado, humilho. Sou reprimido, reprimo.

É como uma bola de demolição. Parada, não faz mal nenhum. Mas se é agitada de um lado para o outro, destrói tudo à sua passagem. Só pára no ponto de equilíbrio, que nunca atinge se estiver constantemente a ser empurrada.
Muitas vezes, a postura da igreja em diversos assuntos é interpretada como agressiva para um ou outro grupo da sociedade. Quando esse grupo consegue alguma liberdade de acção, contra-ataca.
E a reacção da igreja, muitas vezes, tem sido de contra-atacar o contra-ataque que sofreu, como a bola de demolição a ser empurrada de um lado para o outro.

Não creio que essa seja a postura que Cristo quer de nós.

Somos chamados a dar a outra face; somos chamados a ser sal e luz.


A Deus seja dada toda a honra e toda glória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas