Avançar para o conteúdo principal

2ª Timóteo, 2:2

 


2ª Timóteo, 2:2

Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis. Agora, ensine-as a pessoas de confiança que possam transmiti-las a outros.

Não consigo ler esta carta de Paulo a Timóteo sem me recordar do álbum “Amado Timóteo” do Marco Telles; pelas músicas e pelas meditações. Recomendo.

Esta será a última carta escrita por Paulo. A caminhada do apóstolo estava a chegar ao fim. Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé.

E deixa as instruções finais, em jeito de conclusão, ao seu discípulo, Timóteo. O resumo da vida de um cristão.

Paulo não fala apenas de como viveu, ou de como Timóteo deve viver; fala também da importância de instruir os que vêm depois, pois ele bem sabe como o ser humano é tendente ao pecado.

Não é propósito de Deus dar-nos instruções detalhadas sobre cada aspecto da nossa vida. Porque seria impossível abranger tudo em todas as épocas. Aliás, vemos o que aconteceu no povo até à vinda de Cristo.

O povo tinha a lei, tinha os 10 mandamentos; o povo tinha os escritos de Moisés. O povo teve até a revelação de Deus, do Seu poder, do alto do Monte Sinai.

Disse Moisés: “Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou. Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as às mãos e prenda-as à testa como lembrança. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” As instruções são claras, e são as mesmas que temos hoje.

E sabemos que como o povo constantemente se afastava da direção de Deus, da Sua vontade, porque se esquecia das Suas instruções. Chegou ao ponto de perder o livro da Lei.

E voltava ao trilho através de profetas, e sempre à base de sofrimento, com ataques e invasores.

Em algum momento, o conhecimento da letra da Lei passou a ser instruído de pais para filhos. O que conheço da tradição judaica diz-me que hoje persistem nesse método; bem cedo os jovens já memorizaram a Torá (os 5 primeiros livros).

Mas mesmo assim, recusaram e recusam-se a aceitar Jesus.

Creio que se ficaram apenas na lei escrita, deixando o espírito de parte.

Paulo escreveu aos Coríntios: “Ele nos capacitou para sermos ministros da nova aliança, não da lei escrita, mas do Espírito. A lei escrita termina em morte, mas o Espírito dá vida.”

Cabe a cada um de nós ser como Timóteo, e ter na sua vida um Paulo, Alguém com maior intimidade com as escrituras, e as use para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem na nossa vida. Pois a Escritura corrige-nos quando erramos e ensina-nos a fazer o que é certo. E, como Timóteo, procurar pessoas de confiança a quem ensinar para que elas ensinem a outras; afinal outra das instruções de Paulo foi que o servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente.

Só se houver um compromisso da igreja (que somos nós) no verdadeiro ensino inspirado nas e pelas Escrituras é que podemos garantir que estamos a fazer a nossa parte para as gerações futuras de Cristãos. Para que não seja preciso vir um povo de fora como instrumento de Deus para nos voltar para Ele.

Saiba que nos últimos dias haverá tempos muito difíceis. Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro. Serão arrogantes e orgulhosas, zombarão de Deus, desobedecerão a seus pais e serão ingratas e profanas. Não terão afeição nem perdoarão; caluniarão outros e não terão autocontrole. Serão cruéis e odiarão o que é bom, trairão os amigos, serão imprudentes e cheias de si e amarão os prazeres em vez de amar a Deus. Serão religiosas apenas na aparência, mas rejeitarão o poder capaz de lhes dar a verdadeira devoção. Fique longe de gente assim!

 

 A Deus toda a honra e toda a glória!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas