Para o que fomos criados? Qual o objectivo comum da existência de cada ser humano?
Se cremos em Deus (o Deus descrito na Bíblia), se temos fé Nele e cremos na Sua existência, se cremos que Jesus é o Filho de Deus, enviado pelo Pai para nos resgatar, viveu na Terra, morreu, foi sepultado mas ressuscitou e hoje vive, se cremos em tudo isso, é porque cremos no relato bíblico, então é nele que precisamos buscar (e certamente encontraremos) as respostas para as questões mais profundas da nossa vida.
Génesis,1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre o gado, sobre os animais selvagens e sobre todo animal rastejante que se arrasta sobre a terra.
No início do relato bíblico, no livro que nos fala sobre a origem de tudo (Génesis), lemos sobre como Deus criou tudo o que nos é visível, pelo poder da Sua palavra. Disse Deus: Haja luz. E houve luz. (Génesis, 1:3) O poder criador de Deus é tanto que basta que Ele ordene a existência de algo e tal passa a existir.
Ele fez isso com os céus, a Terra (água e terra firme), a luz, toda a vida na Terra (no ar, no mar e em terra, animais e vegetais). E fez assim com o Homem. Se tudo é criação de Deus, através da Sua palavra, tudo foi criado para cumprir o Seu propósito:
Isaías, 55:10-11 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para lá, mas regam a terra e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me agrada e cumprirá com êxito o propósito da sua missão.
Então, se nós fomos criados por Deus, fomos criados para cumprir o Seu propósito.
Ser a Sua imagem na Terra, sermos semelhantes a Ele, e dominarmos sobre toda a Sua criação.
Efésios 1:3-6 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado.
Semelhantes a Ele; como?
Sendo santos e irrepreensíveis diante Dele.
O que é ser santo? Ser santo não é ser melhor que os outros. Ser santo não é ter autoridade. Ser santo é ser separado por Deus e para Deus, é viver a sua vida colocando Deus como prioridade e propósito.
Hebreus 12:14 Procurai viver em paz com todos e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
E irrepreensíveis. Sem falha. Sem pecado. Já lá vamos.
E nos predestinou para Si mesmo. Paulo não está a falar da doutrina da predestinação para a salvação. Aliás, Paulo não está a falar nada sobre salvação! Ele está a falar do propósito para o qual Deus nos criou - para Si mesmo!
O tempo vai passando e a humanidade cada vez vive mais para si mesma. Cada um individualmente e o coletivo de igual forma.
Cada um individualmente, produzindo cada vez mais destruição, pois em algum momento os meus interesses, a minha vontade, o meu propósito, o meu trajecto de vida, irá entrar em conflito com os daqueles que me rodeiam, e entramos em conflitos de interesses, entramos em desavenças, lutas, guerras, porque a minha vontade não apenas é diferente da tua, como elas são exclusivas - para fazer a minha vontade, vais ter que abdicar da tua, e vice-versa.
E o coletivo, que se vai movendo por forma a buscar a sua sobrevivência, como se esse fosse o elemento principal, o objectivo final. Quando um grupo tem como objectivo principal a sua sobrevivência, torna-se incapaz de construir, de edificar, de melhorar, porque em tudo vai colocar o foco da auto-defesa, da auto-protecção, da auto-preservação.
E não foi para isso que o Homem foi criado.
Por isso Deus criou-nos com o objectivo de nos tornar uma família, uma imensa família de muitos irmãos, em que Jesus é o Primogénito.
Colossenses 1:13-17 Ele nos tirou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, isto é, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito sobre toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste;
Tendo-Se revelado aos homens, Jesus revelou-Se também como o nosso modelo, aquele cuja semelhança nós temos que buscar a cada dia.
Filipenses 2:7-8 mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Assim, na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
Estabelecemos assim o propósito para a criação do Homem e o qual devemos buscar todos os dias - Sermos uma imensa família de muitos irmãos, todos equivalentes, mesmo nas nossas diferenças, todos semelhantes a Jesus, o Primogénito e nosso modelo, escolhidos e adoptados pelo Pai para fazermos parte dessa família; dessa forma, somos Sua imagem na Terra, Seus representantes e administradores de toda a Sua criação.
Romanos 3:12 Todos se desviaram; juntos se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem, nem um sequer.
Romanos 3:23 Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus;
Pois. O pecado não somente nos afasta de Deus, não somente nos faz sentir uma imensa barreira que nos impede de nos chegarmos a Deus, como nos torna inúteis para o propósito de Deus.
Génesis 3:5 Na verdade, Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Por conta do pecado, passámos a querer ser como Deus. Sim, pois passámos de querer fazer a vontade Dele para querer fazer a nossa, deixámos de O priorizar para sermos a nossa própria prioridade, deixámos de nos humilhar diante Dele, reconhecendo a Sua autoridade sobre todas as coisas, passando a querer humilhar uns aos outros.
Não servimos mais como Sua imagem, perdemos o privilégio de ser Seus representantes e administrar a Criação para a Sua glória. Somos uma imagem corrompida da perfeição de Deus.
Hebreus 6:17 Assim, Deus, querendo mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade de seu propósito, interveio com juramento
Mas Deus não muda, nem mudou o Seu propósito.
E a Abraão jurou que abençoaria todas as famílias da Terra, por meio da sua descendência, o que se veio a concretizar por meio de Jesus Cristo.
2ª Coríntios 5:14-17 Pois o que nos motiva é o amor de Cristo, porque concluímos que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim, daqui por diante não reconhecemos ninguém segundo os padrões humanos . E ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo os padrões humanos, agora não o conhecemos mais desse modo. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas.
Nós não fomos criados para sermos salvos. Esse não é o propósito de Deus para as nossas vidas.
É o meio pelo qual Deus nos resgata da prisão do pecado para nos tornar novamente santos e irrepreensíveis para Si mesmo, para uma vez mais cumprir o Seu propósito para nós.
Por meio de Cristo somos novas criaturas. O pecado já não nos aprisiona e somos livres para viver segundo o nosso modelo, o mesmo Jesus Cristo.
Você almeja o céu e faz muito bem; devemos almejar o melhor de Deus e igualmente almejar a eternidade na Sua intimidade. Mas o céu não se alcança sem a santificação. Sem voltarmos à imagem e semelhança de Deus, segundo Jesus.
Lucas 9:23-24 Jesus dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser preservar a sua vida, este a perderá; mas quem perder a vida por amor de mim, este a preservará.
Comentários
Enviar um comentário