Avançar para o conteúdo principal

Tiago, 1:6-8


TIAGO 1:6‭-‬8 BPT09
Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento. Esse nem pense que há de conseguir alguma coisa do Senhor, pois é um indeciso e pouco seguro em tudo o que faz.

Esta passagem vem na sequência da orientação de Tiago sobre sabedoria para a perfeição, para a completude do nosso ser, e sobre a perseverança na provação.

É interessante que um assunto se encaixa no outro, como uma sequência.
E a ordem dos elementos apresentados é relevante, por isso vamos analisá-la e ser edificados no que a passagem nos diz.

Fomos criados imagem e semelhança de Deus, tendo como modelo perfeito o Filho Unigénito, encarnado como Jesus, filho do Homem. Semelhantes ao Perfeito, mas não perfeitos. Manchados depois pelo pecado, mas necessitando buscar a perfeição. É isso que Tiago nos chama a fazer.

Adão e Eva foram criados dessa mesma forma. E seguiram agradando ao Senhor, sem mancha.
Até serem tentados.
Tentados em quê? Em um desejo que não era bom aos olhos do Senhor.
Ele falou, colocou limites, disse "não da árvore do conhecimento do bem e do mal!" Podia ter sido qualquer outra árvore, ou qualquer outro limite.
Talvez percebendo isso, Satanás colocou a tentação diante deles, suscitando a dúvida, adulterando o que Deus tinha dito, seduzindo até com a perspectiva do poder ser igual a Deus - afinal, o mesmo desejo que lhe provocou a queda do céu.

O mau desejo gerou o pecado, cedendo à tentação. O pecado produziu a morte.

Temos que recuperar essa imagem. A condenação pelo pecado já não está sobre nós, fomos justificados e estamos a ser santificados para sermos glorificados. O caminho para recuperar a imagem não é fácil nem curto, pois as tentações continuam diante de nós, para nos conduzirem ao pecado, por conta dos maus desejos que ainda existem em nós.

Por isso Tiago nos chama à perseverança - mantermo-nos firmes e fiéis Àquele que nos chamou e nos resgatou. Essa perseverança é produzida em nós através da fé provada em cada tentação que superamos.
Como Jesus superou as tentações logo no início do seu ministério. Com a sabedoria que o Pai Lhe deu por meio da Sua própria Palavra.

Jesus sustentou-Se nessas provas somente pela Palavra.
E ainda nos é dito que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus.

Como podemos aspirar a alcançar a perfeição da semelhança com o nosso Mestre Jesus?

Através da fé.

Como alcançamos a fé, como alimentamos a nossa fé? Pelo escutar, aprender, meditar na Palavra de Deus.
E o que mais recebemos de Deus por meio da Sua Palavra? Sabedoria.

Quer alcançar a perfeição? Quer resistir às tentações? Quer perseverar no meio das provas? Quer alimentar a fé necessária para agradar a Deus?

Medite na lei do Senhor de dia e de noite. Coloque isso no nível de prioridade do seu alimento físico, para que não definhe espiritualmente.

Senhor, dou-Te graças porque trabalhas na minha vida de forma completa, fornecendo tudo o que preciso para ser edificado e para permanecer firme diante das tentações.
Que os acontecimentos na minha vida somente revelem um servo fiel a Ti.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas