Avançar para o conteúdo principal

1º Samuel, 2:1


Ana orou desta maneira:
O SENHOR encheu o meu coração de alegria;
é ele quem me dá novas forças.

Agora posso rir-me dos meus inimigos porque celebro com alegria a tua salvação.
Aquele que me ataca, aquele que se torna meu inimigo por querer o meu mal, amará ele a Deus? Com que olhar eu o avalio?

Temos a tendência natural de olhar para os acontecimentos na nossa vida por duas perspectivas: a nossa e a dos outros. 
Esquecemos que a perspectiva mais importante é a de Deus, que vê tudo, em todos e em todo o tempo. 
Aliás, Deus vê numa perspectiva sem tempo. 
Vê simultaneamente o que fomos ontem, o que somos agora e o que seremos amanhã. 
E todas as coisas trabalham conjuntamente para esse futuro, seja o imediato, seja o de médio ou longo prazo.

E como o propósito de longo prazo de Deus para nós é a nossa salvação, para que O glorifiquemos por toda a eternidade, Ele vai trabalhar no nosso ser para que esse objectivo seja cumprido.

Seria David um homem segundo o coração de Deus se tivesse morto Saul quando este estava indefeso, a dormir? E teria David sido o rei referencial que foi - mesmo com todos os erros que cometeu -, se não tivesse sido provado por Deus nessa situação?
Estaria Ana tão grata a Deus, se não se tivesse anteriormente prostrado ao pés do Senhor, justamente porque era constantemente injuriada por Penina?

Não sabemos como está o coração daqueles que nos atacam de alguma forma. Na maioria das vezes nem o nosso próprio coração conhecemos!
Mas sabemos que Deus usa todas as coisas para o bem maior daqueles que O amam, que foram chamados por Ele para o Seu propósito maior.

Somos imagem e semelhança de Deus. Foi assim que fomos criados. Mas desviámo-nos desse caminho. Fomos afastados da glória de Deus.
E a referência humana mais próxima que temos para entendermos como regressar a esse caminho, como sermos novamente aceites diante da glória do Pai, essa referência é Jesus. Não é só a mais próxima. É a única.

Voltemos o nosso olhar para Cristo.
Não vamos desanimar, antes somos reforçados a cada ataque. A cada mentira contra nós. Mais vale sermos atacados injustamente pelo bem que fazemos, do que aplaudidos pelo mal que provocamos.
Cristo foi cuspido. Humilhado. Injuriado. Cortado. Crucificado. Ele tomou a Sua cruz.
Tomemos nós a nossa e prossiguemos no caminho do Mestre.

No final, a recompensa é gloriosa e a alegria eterna.

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas