Avançar para o conteúdo principal

Provérbios, 19:11


O homem inteligente domina a sua ira: sente honra em passar por cima das ofensas.
PROVÉRBIOS 19:11 BPT09

O efeito das nossas atitudes pode ser visto de 2 formas: como nos afectam e como afectam os outros.

A nossa reação reflecte o quanto somos iguais ao que nos ofende - só nos faltava a oportunidade, o motivo, a justificação.

Se me baterem no carro, o que vai repor a minha perca é arranjarem a batida, não é eu bater de volta ou bater no condutor.
Então porquê agimos de forma diferente com uma ofensa?

Se somos ofendidos, podemos pedir uma retratação, pois estão a mentir.
Mas quando o que tomamos como ofensa é uma verdade sobre nós, devemos estar gratos! Ser humildes para reconhecer e aceitar, mesmo que o tom seja inadequado!
Mas é só.

Deus é eternamente constante. Ele não muda. Sejam quais forem as circunstâncias, Ele É O mesmo.
Nós fomos criados por Ele à Sua imagem e semelhança. Fomos criados para o Seu propósito.
E somos hoje chamados novamente para sermos conforme a imagem do Seu Filho, para chegarmos a varões perfeitos, à medida da estatura completa de Cristo.

E 2 coisas precisam acontecer repetidamente nesse processo:
1. Somos continuamente colocados à prova, para sermos trabalhados nesse propósito, e para percebermos o quanto ainda tem que ser moldado em nós
2. Somos provados em diferentes situações, para entendermos que o novo homem que nasceu do Espírito, e que deixou para trás os comportamentos da carne, esse novo homem é constante nas suas acções e reacções, nas suas falas e respostas, nos seus sentimentos e pensamentos.

Não é menos do que isso que Deus pretende de nós.
Não é fácil, mas Deus realiza o impossível, traz-nos à lembrança as Suas promessas e os Seus mandamento. E ainda nos provê sempre um escape para que possamos demonstrar a Ele a nossa fidelidade no meio da prova.

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas