O homem inteligente domina a sua ira: sente honra em passar por cima das ofensas.
PROVÉRBIOS 19:11 BPT09
PROVÉRBIOS 19:11 BPT09
O efeito das nossas atitudes pode ser visto de 2 formas: como nos afectam e como afectam os outros.
A nossa reação reflecte o quanto somos iguais ao que nos ofende - só nos faltava a oportunidade, o motivo, a justificação.
Se me baterem no carro, o que vai repor a minha perca é arranjarem a batida, não é eu bater de volta ou bater no condutor.
Então porquê agimos de forma diferente com uma ofensa?
Se somos ofendidos, podemos pedir uma retratação, pois estão a mentir.
Mas quando o que tomamos como ofensa é uma verdade sobre nós, devemos estar gratos! Ser humildes para reconhecer e aceitar, mesmo que o tom seja inadequado!
Mas é só.
Deus é eternamente constante. Ele não muda. Sejam quais forem as circunstâncias, Ele É O mesmo.
Nós fomos criados por Ele à Sua imagem e semelhança. Fomos criados para o Seu propósito.
E somos hoje chamados novamente para sermos conforme a imagem do Seu Filho, para chegarmos a varões perfeitos, à medida da estatura completa de Cristo.
E 2 coisas precisam acontecer repetidamente nesse processo:
1. Somos continuamente colocados à prova, para sermos trabalhados nesse propósito, e para percebermos o quanto ainda tem que ser moldado em nós
2. Somos provados em diferentes situações, para entendermos que o novo homem que nasceu do Espírito, e que deixou para trás os comportamentos da carne, esse novo homem é constante nas suas acções e reacções, nas suas falas e respostas, nos seus sentimentos e pensamentos.
Não é menos do que isso que Deus pretende de nós.
Não é fácil, mas Deus realiza o impossível, traz-nos à lembrança as Suas promessas e os Seus mandamento. E ainda nos provê sempre um escape para que possamos demonstrar a Ele a nossa fidelidade no meio da prova.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário