Avançar para o conteúdo principal

Levítico, 6:24-30


Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala a Aarão e a seus filhos, dizendo:
Esta é a lei da expiação do pecado: no lugar onde se degola o holocausto, se degolará a expiação do pecado perante o SENHOR; coisa santíssima é. O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; no lugar santo se comerá, no pátio da tenda da congregação. Tudo o que tocar a sua carne será santo; se espargir alguém do seu sangue sobre o seu vestido, lavarás aquilo sobre que caiu, no lugar santo. E o vaso de barro em que for cozida será quebrado; porém, se for cozida num vaso de cobre, esfregar-se-á e lavar-se-á na água. Todo o varão entre os sacerdotes a comerá; coisa santíssima é. Porém, nenhuma expiação de pecado, cujo sangue se traz à tenda da congregação para expiar no santuário, se comerá; no fogo será queimada.
Levítico 6:24‭-‬30 ARC
https://bible.com/bible/215/lev.6.24-30.ARC

Ninguém pode beneficiar-se das próprias ofertas para expiação de pecados.

Lendo os capítulos 4 a 6 do livro de Levítico, entendemos que quando essas ofertas são pelos pecados do sacerdote ou de todo o povo, têm que totalmente queimadas.
Das outras, pelos pecados individuais de cada um, dessas o sacerdote pode comer.

O pecado não nos beneficia em nada.
A nossa oferta tem que ser completa, temos que nos despojar por completo para que seja aceite por Deus.

De alguma forma, somos hoje mais beneficiados, pois tendo Jesus sido sacrificado na cruz por nós, como o cordeiro inocente e sem mácula, aproveitamos dEle, através da ceia, confirmando os preceitos da Lei.
A oferta de Cristo não foi entregue por nós, nem nos custou.
Foi o próprio Deus que a entregou na cruz, para que pudéssemos ser redimidos. E fez por cada um de nós individualmente. Não como um povo.
"... para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna."
A redenção é individual, porque o sacrifício foi pelos pecados individuais de cada um.

Se quando Cristo foi sacrificado na cruz não éramos ainda povo, agora fomos tornados co-herdeiros com Cristo, agora somos uma geração escolhida, nação santa e um sacerdócio real. Servimos diante do Rei.

E é por isto que temos liberdade para participar da ceia.
Comer da oferta por expiação do nosso pecado.
Simultaneamente (relembrando Lutero), somos pecadores (foi pelo meu pecado que Cristo foi sacrificado) e justos (porque fomos justificados pelo mesmo Cristo, para tomarmos posse do nosso lugar e cumprir o propósito da nossa criação).

A Deus toda a honra e toda a glória, eternamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas