Avançar para o conteúdo principal

Lucas, 10:37


E ele respondeu: «O que teve compaixão dele.» Jesus concluiu: «Então vai e faz o mesmo.»
LUCAS 10:37 BPT09

As parábolas são parte da estratégia de Jesus para nos explicar a vontade de Deus de uma forma prática.

A letra da Palavra de Deus era (e ainda é) muitas vezes difícil de digerir, assimilar e pôr em acção.
Nada como o Verbo vivo, a própria Palavra encarnada, para nos explicar como Deus quer que o Seu povo aja.

E a forma como esse ensino nos é transmitido por Jesus é através de uma história com a qual nos podemos e devemos identificar. Conseguimos imaginar o cenário em que decorre a acção, conseguimos visualizar os intervenientes.

Nesta parábola do “bom samaritano”, temos: o homem que viaja desde Jerusalém, o sacerdote, o levita, o samaritano e o estalajadeiro.
Façamos uma análise sincera diante de Deus.
Com quem somos identificados?
Seremos o homem ferido? Uma posição “confortável” de vitimização que muitos querem ter, porque se acham atacados por muitos, porque acham esquecidos pela sociedade. Confortável porque evita sermos comparados com os intervenientes activos, que confrontam o nosso ser.
Ninguém quer ser o sacerdote ou o levita. É fácil perceber que são os “maus” da história, e ninguém quer ficar mal na fotografia.
Pelo contrário, todos gostariam de ser o samaritano. Ele é o “eleito” para herói da parábola.
Afinal, é a ele que Jesus nos orienta a imitar para cumprirmos o mandamento do Senhor. Amar o próximo como a ti mesmo.

Porém, é necessário lembrar porque Jesus contou essa parábola. Estava a responder a uma pergunta: “Quem é o meu próximo?”
Mais do que saber com quem nos identificamos ou com quem nos queremos identificar, precisamos olhar para toda a história e perceber o que significa fazer como o samaritano.

Amar o próximo não está condicionado por raça, nacionalidade, condição social, tanto de quem ama como do próximo alvo do nosso amor.
O homem que Jesus coloca como nosso alvo (no contexto) era de um povo adversário do povo de Deus; os judeus e os samaritanos não se falavam, apesar de adorarem o mesmo Deus. Possivelmente, a sua postura na história envergonhou alguns judeus que estavam ali a escutar.

Amar o próximo não está condicionado pelas obras que realizamos na igreja. Ser obreiro na casa de Deus, colaborar seja em que área for, não é condição para amar. Pelo contrário, por conta de um coração manchado, por ser um obstáculo.

Amar o próximo não está condicionado por um ministério. Ter um cargo de liderança dentro da igreja ou ser reconhecido pelo manejo da Palavra,não são condição para amar. Aliás, pela soberba e pelo orgulho, podem ser obstáculos para amar.

Para amar o próximo, basta estarmos atentos ao que acontece ao nosso redor. Basta olharmos as pessoas com que nos cruzamos e ver as suas necessidades. E entender que Cristo nos amou sem que haja mérito da nossa parte. Quem necessita de amor, não necessita de julgamentos ou críticas. Precisa de cuidado, precisa de feridas saradas, especialmente aquelas que quer ignorar.
Amemos. Não de palavras, mas de acções.

Eu preciso amar mais. E tu?

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Publicado originalmente em 11/SETEMBRO/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas