Avançar para o conteúdo principal

Salmos, 51:4-6

Lava-me completamente da minha maldade; purifica-me dos meus delitos. Reconheço as minhas faltas e estou sempre consciente dos meus pecados. Pequei contra ti, somente contra ti, fazendo o mal que tu condenas. Por isso, tens razão em me julgar e é justo que me condenes.
SALMOS 51:4–6 BPT09


Pai, perdoa-me por todas as vezes que tenho pecado contra Ti, em especial as vezes em que nem me apercebo de Te ter ofendido.

Conhecemos a história de David, em particular o episódio que o levou a escrever este Salmo.
David relaxou (estava em casa, em vez de estar a guerrear), deixou-se tentar (olhou para a mulher que se banhava), desejou e cobiçou (mandou chamá-la para se deitar com ele), adulterou (David já era casado e Bate-Seba também) e matou (mandou matar Uzias).

Mas quero analisar o caso sob o ponto de vista de Bate-Seba.

Nada justifica o nosso pecado. Nada justifica o pecado de David. Bate-Seba poderia ter-lhe aparecido uma nua no palácio, que não justificava nenhuma das decisões que David tomou.

Mas, transpondo a situação para os dias actuais, podemos afirmar que cabia a Bate-Seba algum recato, algum cuidado com a sua nudez.
Se nos são óbvios os pecados que cometemos por acções próprias (mentiras, roubos, enganos, adulterações, etc.), não nos são assim tão óbvias as situações em que levamos outros ao pecado.

Jesus alertou-nos que os escândalos viriam, mas aí daqueles por causa de quem vierem os escândalos.
Enquanto Cristãos, cabe-nos uma responsabilidade no comportamento perante todos os que nos rodeiam, em todo o tempo. Seja na igreja, seja num momento de convívio, seja no trabalho ou na sociedade.
Somos chamados a fazer a diferença, não a conformar-nos com atitudes mundanas.

Toda a honra, toda a glória, para o Deus que vive eternamente.
Publicado originalmente a 28/JUNHO/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas