Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2022

Jeremias, 17:5-6

  Jeremias 17:5-6 Assim diz o SENHOR: Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do SENHOR. É como arbusto solitário no deserto; não tem esperança alguma. Habitará em lugares desolados e estéreis, numa terra salgada, onde ninguém vive. A ira do Senhor é real. Embora devamos temor a Deus e não ter medo Dele (porque o primeiro está ligado de alguma forma ao conhecimento e respeito e proximidade, enquanto o segundo está ligado ao terror e leva ao afastamento), não podemos esquecer ou ignorar que a Sua ira contra o pecado é real. Deus determinou que o pecado tem como consequência a morte.   Jesus diz não devemos ter medo daqueles que matam o corpo - devemos temer a Deus, que tem o poder de matar e lançar no inferno. (Lucas 12:4-5).   A Bíblia está repleta de relatos de como Deus castiga o Seu povo quando se rebela e afasta Dele. De como Deus, que é santo e não tolera o pecado que tenta manchar a Sua santidade, age quando o Seu povo O troca por outr

João, 19:16

  João 19:16 - Então Pilatos lhes entregou Jesus para ser crucificado. E eles levaram Jesus.  Crucificaram Jesus; mataram o Filho de Deus  "Ah, mas Deus não está no controlo?"  Deus nunca deixa de estar no controle  O sacrifício perfeito já tinha sido anunciado por Deus  Profetas já tinham falado de características da sua morte  Jesus veio para apresentar ao Pai o sacrifício perfeito, pelo qual os nossos pecados são perdoados, de uma vez para sempre   Mas também veio para nos consolar - “vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” - e para nos alertar.   Quantas vezes Jesus disse “vai e não peques mais”, após operar algo maravilhoso na vida de alguém?  Lembro-me do caso da mulher acusada de adultério (João 6)  Paulo também fala “*Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?*” (Romanos 6:1-2) e “*Pois bem, uma vez q

João, 17:21

  João 17:21 Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. A vontade e o plano de Deus é que a Sua Igreja seja uma. Unida no propósito de O adorar, unida no terra seja propósito de anunciar a boa-nova da salvação por meio de Jesus Cristo, unida no propósito de fazer discípulos de Jesus, unida no propósito de ensinar tudo o que Ele nos ensina, não apenas na letra da Palavra, mas também no Espírito, mostrando na prática como obedecer a Ele. Mas o pecado do ser humano não deixa de se revelar também no seio da igreja. Cada um puxa para o seu lado. “O meu ministério”, “a minha igreja”. Uma comparação perigosa com o mundo empresarial. A igreja não é uma organização - mesmo que use uma organização para se organizar. A igreja somos nós, as pessoas que aceitaram a Cristo como seu salvador, que entenderam como são pecadores e precisam ser transformados pelo poder d

2ª Timóteo, 2:2

  2ª Timóteo, 2:2 Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis. Agora, ensine-as a pessoas de confiança que possam transmiti-las a outros. Não consigo ler esta carta de Paulo a Timóteo sem me recordar do álbum “Amado Timóteo” do Marco Telles; pelas músicas e pelas meditações. Recomendo. Esta será a última carta escrita por Paulo. A caminhada do apóstolo estava a chegar ao fim. Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé. E deixa as instruções finais, em jeito de conclusão, ao seu discípulo, Timóteo. O resumo da vida de um cristão. Paulo não fala apenas de como viveu, ou de como Timóteo deve viver; fala também da importância de instruir os que vêm depois, pois ele bem sabe como o ser humano é tendente ao pecado. Não é propósito de Deus dar-nos instruções detalhadas sobre cada aspecto da nossa vida. Porque seria impossível abranger tudo em todas as épocas. Aliás, vemos o que aconteceu no povo até à vinda de Cristo. O povo tinha a lei, tin

1ª Timóteo 5:24-25

  1.ª Timóteo 5:24-25 Lembre-se de que os pecados de alguns são evidentes, e seu julgamento é inevitável. Há outros, porém, cujos pecados só serão revelados mais tarde. Da mesma forma, as boas obras de alguns são evidentes, e outras, feitas em segredo, um dia serão conhecidas.   Adão tentou esconder-se de Deus quando teve noção da sua nudez e achou que isso era vergonhoso. Na verdade, o que foi exposto foi o seu pecado de desobediência. A sua nudez era agora desconfortável em reflexo disso, a maldade que agora tinha ganho espaço na sua mente deturpou o seu entendimento da realidade. O ser humano tem tendência a esconder os seus erros. Há uma sensação geral de vergonha (como Adão) e uma consciência comum do que é errado (como Adão), que leva a que a maioria dos atos que desagradam a Deus (a que chamamos atos pecaminosos, ou pecados) sejam realizados no secreto, no escuro, longe da vista, ou, pelo menos, que se tentem encobrir. Mas também há quem esteja tão orgulhoso de si, tão certo

1ª Timóteo, 2:11

1ª Timóteo, 2:11 As mulheres devem aprender em silêncio e com toda submissão. A Bíblia apresenta-nos vários textos de difícil entendimento. Isso não pode ser motivo para os ignorarmos. Antes, devemos refletir mais neles, no enquadramento do resto das escrituras, pois a Bíblia interpreta-se a si mesma. Quando lemos Paulo a falar isto, colocando as mulheres numa aparente posição inferior aos homens, faz confusão, pois a Bíblia não defende essa distinção. Defende responsabilidades diferentes. Não quero entrar por essa discussão, do papel que Deus pretende para as mulheres na igreja. Quero olhar para algo mais abrangente, que inclui a situação que julgo ter levado Paulo a fazer esta afirmação. Paulo escreve esta carta ao seu discípulo Timóteo no contexto da igreja que estava a ser implantada na cidade de Éfeso. Esta cidade tinha vários problemas, sendo que um deles estava associado à prostituição cultual: mulheres que entregavam o seu corpo a vários homens, de forma a que essas

Salmos, 25:4-5

 Salmos 25:4-5 Mostra-me o caminho certo, SENHOR, ensina-me por onde devo andar. Guia-me pela tua verdade e ensina-me, pois és o Deus que me salva; em ti ponho minha esperança todo o dia. A leitura e interpretação dos textos do Novo Testamento (em especial, os evangelhos) permitem-nos perceber qual era a espectativa do povo judeu em relação ao Messias aguardado. Percebemos que eles aguardavam um Messias para implantar um reino terreno, um Messias os iria libertar do jugo dos romanos que iria permitir aos judeus viver novamente como nos tempos do Rei David. E como essa interpretação era errada. Claro que para nós é fácil perceber isso, temos a totalidade da revelação bíblica. Percebemos que o plano de Deus vai para além da nossa vida terrena; para além da nossa morte física. Mas tal como o povo antes da vinda de Cristo levou a noção e a vontade do Reino terreno a um nível que lhes impediu de perceber e aceitar que Jesus é o Messias e que o Seu Reino já está a ser estabelecido, hoje,

Ester, 8:2

    O rei tirou do dedo o anel com o selo real, que ele havia tomado de volta de Hamã, e o entregou a Mardoqueu. Assim, Ester o nomeou administrador dos bens de Hamã. Ester 8:2 NVT   Humildade e serviço O livro de Ester começa com o relato de uma imensa festa organizada pelo rei Xerxes e também da rainha Vasti, que se recusou a apresentar-se diante desse mesmo rei nessa festa.  Essa recusa levou Xerxes a tirar Vasti do seu posto e Ester acaba por ser a escolhida.  Mardoqueu e Ester faziam parte das famílias judias que foram levadas cativas por Nabucodonosor. Pelo relato do texto, percebemos que havia uma rejeição dos persas contra os judeus - tanto na forma como Hamã reage contra Mardoqueu como nos relatos do que aconteceu no dia 7 de março.    O próprio rei Xerxes ficou conhecido pela forma implacável com que tratava os seus inimigos - não sendo estranho que tenha aceite a proposta de Hamã contra os judeus.    Este cenário não impediu que Mardoqueu fizesse o que era corr

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas

João, 3:19-21 - O pecado

João 3:19‭-‬21 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram as trevas em lugar da luz, pois suas obras eram más. Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam expostas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que se manifeste que suas obras são feitas em Deus. Vamos falar sobre evangelismo, sobre evangelização, sobre o evangelho. Quais são estas boas novas que somos chamados, instruídos, até mandados a anunciar? Se há boas novas, boas notícias, então devem haver más notícias. Ou pelo menos alguma situação que necessita de um resgate, de uma resolução. Há pelo menos um problema. Precisamos entender que problema é esse para podermos explicar porque é que as notícias que trazemos são boas. O que é que estamos a trazer, a anunciar de tão bom? Isto não quer dizer que a bondade de Deus só se revela por causa do mal; ela revela-se apesar do mal; e nós só a entendemos porque sofremos com o mal.

João 13:37-38

João 13:37-38 Pedro tornou a perguntar: — Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor!  — Está mesmo? — perguntou Jesus. — Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. Todos somos Pedro. Todos temos momentos de impulso em que nos sentimos capazes de enfrentar o mundo por amor a Cristo. Será mesmo isso que Jesus quer de cada um de nós? Agrada a Deus o combate às ideias, aos conceitos, aos actos das pessoas que partilham esta Terra connosco? É verdade: há uma luta constante, mas não contra nada material. Da mesma forma que Jesus disse que o Seu reino não é deste mundo, também a nossa luta não é deste mundo. Lutamos contra os nossos próprios maus desejos. Lutamos contra as tentações a que somos sujeitos devido a mantermos esses maus desejos. Lutamos contra o pecado que cometemos quando cedemos a essas tentações. Porque tudo isso é o que nos afasta de Deus. Não do seu amor,

Tiago, 1:6-8

TIAGO 1:6‭-‬8 BPT09 Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento. Esse nem pense que há de conseguir alguma coisa do Senhor, pois é um indeciso e pouco seguro em tudo o que faz. Esta passagem vem na sequência da orientação de Tiago sobre sabedoria para a perfeição, para a completude do nosso ser, e sobre a perseverança na provação. É interessante que um assunto se encaixa no outro, como uma sequência. E a ordem dos elementos apresentados é relevante, por isso vamos analisá-la e ser edificados no que a passagem nos diz. Fomos criados imagem e semelhança de Deus, tendo como modelo perfeito o Filho Unigénito, encarnado como Jesus, filho do Homem. Semelhantes ao Perfeito, mas não perfeitos. Manchados depois pelo pecado, mas necessitando buscar a perfeição. É isso que Tiago nos chama a fazer. Adão e Eva foram criados dessa mesma forma. E seguiram agradando ao Senhor, sem mancha. Até serem tentados. Tentados em q

João, 3:16-21

  João 3:16-21 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele! Quem Nele crê não é condenado, mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigénito Filho de Deus. A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. Estas palavras são do próprio Jesus, falam-nos de vida. Falam-nos de salvação. Mas também nos falam da condenação. Não podemos falar de uma sem a outra. Porque se a Bíblia nos fala de um imenso amor de Deus pelo ser humano, e também nos diz que Ele deseja que

1ª Pedro, 4:16-18

1ª Pedro 4:16‭-‬18 Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por causa disso. Porque chegou o tempo de começar o juízo pela casa de Deus; e, se começa por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, “se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio e do pecador?”   Sempre que leio este texto (ou outros semelhantes), relembro várias queixas que vou escutando ao longo do tempo, por parte de cristãos, de "perseguições" e que atribuem esse facto ao serem cristãos, como se tivessem tornado alvo por conta da sua fé. Sendo verdade que essa perseguição sempre existiu desde os tempos de Jesus (não foi Ele atacado, acusado, condenado e morto por confrontar práticas contrárias à verdadeira fé?), geralmente não é disso que se trata, e é somente a maldade do ser humano a agir. Mas o ponto hoje não é esse. O ponto hoje é o que nós queremos de Jesus. O que é que nós queremos de Deus quando nos aproximamos Dele, q

João, 13:12-15

João, 13:12-15 Depois de lhes ter lavado os pés, Jesus pôs de novo as suas vestimentas e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Vocês compreendem o que eu lhes fiz? Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou. Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também. Serviço. Servir. O Mestre abdicou do Seu estatuto divino e veio para servir. Mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que se devesse agarrar. Antes, esvaziou-se de Si mesmo e assumiu a Sua condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. Humilhou-se diante do Pai, e obedeceu até à morte. Jesus veio para nos resgatar, para concretizar o plano da salvação. Na cruz, o Seu sacrifício garantiu-nos o perdão dos nossos pecados passados. Ao contrário do povo que Deus retirou do Egipto, não precisamos mais oferecer sacrifícios. Jesus ofereceu um

Êxodo, 14:12

Não te dizíamos nós no Egito que nos deixasses para continuarmos a ser escravos dos egípcios? Era melhor sermos escravos deles do que morrermos no deserto. ÊXODO 14:12 BPT09 https://bible.com/bible/432/exo.14.12.BPT09 O po v o hebreu não conseguia perceber o a gi r de Deus na vida deles. O povo cristão não consegue perceber o agir de Deus na sua vida. Jesus fo i bem clar o - é necessário um novo nascimento. Porque o homem imagem de Adão está morto espiritualmente, é necessário que larguemos esse padrão, para que esse novo nas cimento produza um novo p a d rã o em nós , o qual se revelará a cada dia. O padrão de Deus. A Sua imagem e semelhança de novo em nós. Por isso é necessário o deserto. Lugar de sequ idão , lugar d e escassez. Lugar onde s ó O Senhor no s pode e vai sustentar, e o nde seremos transformados. O deserto é o lugar, ou o tempo, ou o processo que Deus usa para nos levar de volta para onde pertencemos. O lugar onde somos libertos da escra

Salmos, 3:3-5

  Mas tu, SENHOR, és o escudo ao meu redor, a minha glória, aquele que levanta a minha cabeça. Clamo ao SENHOR com a minha voz, e ele me responde do seu santo monte. Eu me deito, durmo e acordo, pois o SENHOR me sustenta. Salmos 3:3-5 https://my.bible.com/bible/2645/PSA.3.3-5 Há algo de extraordinário na relação de Deus com o Seu povo. Com o povo Dele, com aqueles que foram chamados e atenderam ao Seu propósito. Não com aqueles que O ignoram ou mesmo rejeitam. Entender o chamado de Deus para pertencer ao Seu povo é essencial para que não sejamos frustrados. Muitos são levados por emoções ou por falsas promessas, mas aqueles que entendem e ainda assim aceitam o Seu jugo, firmam-se na Rocha e não são abalados nesse propósito. E afinal, qual é esse propósito? O que é que Deus quer de nós? A pandemia de 2020 "permitiu-me" dedicar mais tempo ao estudo da Palavra, ou melhor - a impossibilidade de reunir na igreja durante boa parte do 1º semestre impeliu-me a dedicar mais

Isaías, 40:3-5

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do SENHOR se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do SENHOR que disse isso. Isaías 40:3‭-‬5 ARC https://bible.com/bible/212/isa.40.3-5.ARC João, o Batista, apelidava de “raça de víboras” aqueles que o escutavam e buscavam para serem batizados. Dizia-lhes que eles tinham que produzir frutos próprios de arrependimento. Buscar um ato externo para conseguir perdão de Deus não serve de nada - o que o Senhor busca são mudanças interiores verdadeiras. As víboras, como todas as serpentes, são conhecidas por serem ardilosas, atacam em silêncio, algo que podemos associar à característica humana da falsidade. João referia-se a este texto do profeta Isaías, o profeta messiânico que também profetizou sobre a sua vinda. João vei