Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2020

Isaías, 53:2-3

  O servo cresceu diante do SENHOR como um simples rebento, ou raiz em terra árida sem aparências nem beleza para poder dar nas vistas. O seu aspecto não tinha qualquer atractivo. Era desprezado e abandonado pelos homens, como alguém cheio de dores e habituado ao sofrimento, e para o qual se evita olhar. Era desprezado e tratado sem nenhuma consideração. Isaías, 53:2-3 https://my.bible.com/bible/432/ISA.53.2-3 Precisamos distinguir humildade de humilhação . Humildade é o acto de pensar menos em nós e não menos de nós. Daí resulta que damos prioridade aos que nos rodeiam. Daí resulta que não nos exaltamos. Daí resulta que não maltratamos. Tratamos como gostaríamos de ser tratados. Humilhação é o acto de ser rebaixado, diminuído face ao seu real valor. A humilhação pode acontecer injustamente – humilhado porque alguém se aproveita de um humilde – ou como uma forma deturpada de “justiça” – em resposta a um acto negativ

Salmos, 51:18-19

Tu não queres sacrifícios; se não eu oferecia-tos; e não aprecias ofertas de animais. O sacrifício que agrada a Deus é o arrependimento. Ó Deus, tu não desprezas um coração arrependido e humilde. SALMOS 51:18-19 (BPT09) https://my.bible.com/bible/432/PSA.51.18-19   Salmos, 51:16-17 (NVT) Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. O sacrifício que desejas e um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido.   Deus criou o mundo para Ele ser adorado e glorificado. Criou o mundo para ali colocar o Homem, o melhor da Sua criação para que o Homem tivesse um relacionamento com Deus. Semelhante ao relacionamento do Pai com Filho e com o Espírito Santo. Deus criou o Homem à Sua imagem e semelhança para que esse relacionamento pudesse acontecer. Soprou nas narinas do Homem para que este tivesse vida, não a vida que respira ar, mas a vida espiritual que emana de Deus. O relacionamento com Deus não se dá através da matéri

Romanos, 3:22-24

  Deus faz com que as pessoas sejam justificadas por meio da fé em Jesus Cristo. É assim para todos os que creem em Jesus Cristo, sem haver diferença de pessoas. Todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Mas pela sua bondade imerecida, Deus os justifica gratuitamente por meio de Jesus Cristo que os libertou do poder do pecado. ROMANOS 3:22‭-‬24 BPT09 https://bible.com/bible/432/rom.3.22-24.BPT09   Deus é ofendido pelo nosso pecado. Todas as coisas que fazemos, pensamos ou sentimos e que nos afastam de Deus. Mas sendo Ele o Todo Poderoso, estando ao Seu alcance realizar todos os impossíveis, é Ele mesmo quem nos fornece a chave para esse problema. Porque o salário do pecado é a morte. Uma vez cometido um pecado, a nossa morte é certa. E não somente a morte deste corpo físico. Isso é o menos. O problema principal é a morte do nosso ser espiritual, aquela parte de nós que faz a ligação com Deus. Pois Ele é Espírito e procura aqueles que O adoram em espírito e em verdade. A chave p

1ª Coríntios, 13:11-12

  1ª Coríntios, 13:11-12 Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança. Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face-a-face. Tudo o que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus me conhece plenamente. Um dia destes, a minha filha mais velha perguntou-me se eu não gostava de ser outra vez criança. Não tinha ainda pensado nisso, mas a minha resposta foi imediata : não. E conforme ela me perguntava por quê (creio que gostaria de me ouvir dizer "sim" ...), o meu raciocínio voltava para esta passagem e mais certo eu ficava da minha resposta. É certo que Jesus nos fala que se não nos fizermos como crianças, não entraremos no reino dos céus e que o reino dos céus é dos que são como as crianças. Mas isso tem a ver com o nosso relacionamento com Deus, com a inocência de uma criança que não tem o conhecimento da malda

Provérbios, 3:18

  A sabedoria é uma árvore de vida para aqueles que a praticam; felizes os que a alcançam. PROVÉRBIOS 3:18 https://my.bible.com/bible/432/PRO.3.18 Provérbios, 3:18 A sabedoria é árvore de vida para quem dela toma posse, felizes os que se apegam a ela com firmeza. Lendo esta passagem e os versículos antes e depois, encontro várias referências e a história bíblica a completar-se e a explicar-se a si mesma.  E a revelar-nos uma vez mais Jesus. Mesmo que quem este escreveu conjunto de provérbios não tivesse conhecimento de Jesus, Deus, o autor principal de todo o texto bíblico, sabe bem a história, pois foi Ele quem a determinou. No princípio era a Palavra. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Aquele que é a Palavra estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas for meio dele e sem ele nada foi criado. Por meio da sabedoria, o SENHOR fundou a terra, por meio do entendimento, estabeleceu os céus. A sabedoria referida nestes textos é Jesus. É a Ele que estes textos s

Salmos, 23:3-4

  Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos, honrando o seu bom nome. Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, não terei receio de nada, porque tu, SENHOR, estás comigo. O teu bordão e o teu cajado dão-me segurança. SALMOS 23:3-4 https://my.bible.com/bible/432/PSA.23.3-4   Salmos 23:3-4 Renova as minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça, assim, ele honra o seu nome. Mesmo quando eu ando pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem.   Esta última frase traz-me um conforto que e princípio me parecia estranho. Vara e cajado? Parece-me castigo. Punição. Mas falam de proteção. O pastor protege as suas ovelhas com esses instrumentos, afastando os perigos que se aproximam, orientando as ovelhas pelo caminho certo; mas também corrigindo-as quando necessário.  Assim é Deus connosco. Para as suas ovelhas, para aqueles que já fizeram o compromisso de O seguir, de aceitar Jesus como Salvador. Não serão perfeitos

1ª Coríntios 10:12-13

  Portanto, aquele que pensa que está firme tenha cuidado, não caia. As provações por que têm passado são normais na vida humana. Pois Deus é fiel e não deixará que sejam provados acima das vossas forças. Se ele vos envia uma provação também fará com que encontrem a maneira de a poder suportar. 1ª CORÍNTIOS 10:12‭-‬13 BPT09 https://bible.com/bible/432/1co.10.12-13.BPT09 Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam. As tentações em sua vida não são diferentes daqueles que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando foram tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.   Como seria bom se ao levantarmos as nossas mãos e expressarmos com a nossa voz que aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador fosse um acto definitivo e automático e que operasse em nós uma transformação "mágica". Que o simples proferir dessas palavras fosse suficiente para nos transformar de tal maneira que

Salmos, 147:11

Ao SENHOR agradam os que o temem, os que confiam no seu amor. SALMOS 147:11 https://my.bible.com/bible/432/PSA.147.11 O SENHOR se agrada dos que o temem, dos que põe a esperança no seu amor. Deus é todo-poderoso e nada escapa do Seu controlo. As situações podem estar longe da nossa capacidade de entendimento, podemos não aceitar rumo que elas estão a tomar, mas não adianta cogitar que Deus tenha alguma vez perdido o controlo do que se passa no mundo que Ele mesmo criou. Quantas vezes ao longo da história bíblica O Senhor deixou registada situações, eventos, acontecimentos, que nos fazem duvidar desse controlo? Mas Ele vai trabalhar sempre através dessas situações para o bem daqueles que O amam, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito - uma imensa família de muitos irmãos semelhantes a Jesus Cristo. Devemos então ter medo de um Ser assim tão poderoso? Que relatou a destruição de quase toda a humanidade por acção directa Sua? Que relatou a destruição de vários povos que recusa

Provérbios 9:6

  Afastem-se dos insensatos e viverão, sigam pelo caminho que leva ao entendimento. PROVÉRBIOS 9:6 https://my.bible.com/bible/432/PRO.9.6 Deixem a sua ingenuidade para trás e vivam, andem pelo caminho do discernimento. Há pessoas que parecem querer viver a sua vida na ignorância. Como se o desconhecimento fosse uma fonte de felicidade. Como se a ignorância das coisas lhes servisse como capa, como um escudo protector contra as adversidades. Essas pessoas comportam-se de igual forma diante de Deus. Ignorando-O, ou desconhecendo a Sua vontade. Obstinadamente mantendo-se longe do seu Criador ou longe da Sua Palavra, o que para efeitos práticos da sua vida vai dar ao mesmo. Rejeitar O Senhor por não se querer submeter às Suas directrizes para a vida, ou para querer evitar eventuais castigos ou punições (... se ao menos Te conhecessem um pouco, Senhor...), dá-lhes uma falsa sensação de liberdade, pois acabam sempre por estar submissos à trevas deste mundo, que não controlam. Conhecer a Deus,

Salmos 139:23-24

  Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração; põe-me à prova e conhece os meus pensamentos. Vê se eu sigo pelo caminho do mal e guia-me pelo caminho eterno. SALMOS 139:23 - 24 BPT09   https://bible.com/bible/432/psa.139.23-24.BPT09 O conhecimento do mal tolda o nosso conhecimento de nós mesmos. Somos levados a ignorar as nossas falhas e as nossas faltas, seja por orgulho, seja por ignorância do que é bom, perfeito e agradável, seja por receio do julgamento e/ou condenação - como se a ignorância do facto de errarmos limpasse o erro ou nos libertasse da culpa. Gostamos de nos achar inocentes de todo o mal. Gostamos de nos livrar das responsabilidades dos erros que cometemos. "Foi a mulher que me arranjaste!" "Foi a serpente que me ofereceu", e tantas outras frases adaptadas a cada situação. Deus conhece cada detalhe do nosso ser. Ele conhece o nosso corpo físico, mas também os nossos pensamentos, sentimentos e intenções. Ele pode julgar-nos e Ele pode justificar-nos.

Mateus, 11:7-8

  Depois de os discípulos de João se terem ido embora, Jesus começou a falar a respeito dele ao povo:  O que é que foram ver no deserto?  Uma cana abanada pelo vento? Que é que lá foram ver? Um homem vestido de roupas finas?  Bem sabem que os que se vestem de roupas finas estão nos palácios dos reis. MATEUS 11:7‭-‬8 BPT09   https://bible.com/bible/432/mat.11.7-8.BPT09 Não é o que mostramos no exterior que Deus usa para servir os Seus propósitos, mas sim o nosso interior restaurado.  Um coração obediente a Ele e a disposição para amá-lo incondicionalmente isso é o que Deus usa para chegar aos outros e alcançá-los através da nossa vida.  Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.