Portanto, aquele que pensa que está firme tenha cuidado, não caia.
As provações por que têm passado são normais na vida humana.
Pois Deus é fiel e não deixará que sejam provados acima das vossas forças.
Se ele vos envia uma provação também fará com que encontrem a maneira de a poder suportar.
1ª CORÍNTIOS 10:12-13 BPT09
https://bible.com/bible/432/1co.10.12-13.BPT09
Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.
As tentações em sua vida não são diferentes daqueles que outros enfrentaram.
Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar.
Quando foram tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.
Como seria bom se ao levantarmos as nossas mãos e expressarmos com a nossa voz que aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador fosse um acto definitivo e automático e que operasse em nós uma transformação "mágica". Que o simples proferir dessas palavras fosse suficiente para nos transformar de tal maneira que nunca mais pecássemos. Se ao menos essas palavras produzissem em nós, de imediato e sem mais esforço da nossa parte, essa transformação, essa mudança que elas mesmas referem.
Ou que o mergulhar nas águas do baptismo efectivamente deixasse para trás o "velho eu", emergindo o "eu" transformado, submisso a Cristo, pronto a ser a Sua imagem e semelhança.
Deus não é um mágico - tanto no sentido de que não é um ilusionista, não engana procurando fazer acreditar em algo que não passou de um truque, um engano; como no sentido de que faz coisas sem sentido, por capricho. Sim, Ele realiza milagres; uns para agir na vida das pessoas, para cumprir o Seu propósito maior e restaurar nelas a Sua imagem e semelhança; outros para Ele ser glorificado.
Tudo o que Deus faz tem um propósito, e assim foi com a criação do Homem. Deus não criou o homem para ser um autómato. Deus criou o homem como um ser relacional, para que se relacionasse com Ele.
Sim, Deus pode agir e transformar alguém de imediato (ou pelo menos assim parece aos olhos dos outros).
Mas Ele quer a nossa participação nesse processo de transformação. Ele quer que nós sejamos sujeitos a processos de escolha, pois Ele mesmo vai preparando cada um para fazer a escolha certa.
"Ah, mas eu não consigo fazer a escolha certa."
"Ah, a tentação é muito forte."
"Não sei o que escolher."
A resposta está na sabedoria, a qual Deus dá a cada um, sem nos julgar pela nossa fraqueza ou pela tolice em que estamos.
Basta pedir. E para a Palavra de Deus.
Receberemos sabedoria para saber como agir em cada situação. E fé para agir da forma certa, sabendo que estamos a agradar a Deus. E como um pai que se agrada do seu filho, Deus dar-nos-à do que é bom e agradável segundo a Sua soberana vontade.
É difícil ser discípulo de Cristo neste mundo.
As "ofertas" para trilharmos caminhos diferentes dos caminhos de Cristo são muitas, e são tantas as que parecem tocar no nosso "ponto fraco". Mas quando nos sentimos fracos é então que somos fortes, porque confessamos ao Senhor a nossa fraqueza e Ele mostra-nos a Sua saída.
Jesus foi tentado depois de um jejum de 40 dias, para que "fizesse magia" e transformasse a pedra em pão. Mas o alimento Dele era fazer a vontade do Pai. E a vontade do Pai era o sacrifício na cruz. Foi o Jesus homem que ali sofreu. Em tudo foi tentado, mas sempre valeu a vontade do Pai, para nos mostrar o caminho de volta para Ele.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário