Avançar para o conteúdo principal

1ª Coríntios 10:12-13

 

Portanto, aquele que pensa que está firme tenha cuidado, não caia.
As provações por que têm passado são normais na vida humana.
Pois Deus é fiel e não deixará que sejam provados acima das vossas forças.
Se ele vos envia uma provação também fará com que encontrem a maneira de a poder suportar.
1ª CORÍNTIOS 10:12‭-‬13 BPT09

https://bible.com/bible/432/1co.10.12-13.BPT09

Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.
As tentações em sua vida não são diferentes daqueles que outros enfrentaram.
Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar.
Quando foram tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.
 

Como seria bom se ao levantarmos as nossas mãos e expressarmos com a nossa voz que aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador fosse um acto definitivo e automático e que operasse em nós uma transformação "mágica". Que o simples proferir dessas palavras fosse suficiente para nos transformar de tal maneira que nunca mais pecássemos. Se ao menos essas palavras produzissem em nós, de imediato e sem mais esforço da nossa parte, essa transformação, essa mudança que elas mesmas referem.

Ou que o mergulhar nas águas do baptismo efectivamente deixasse para trás o "velho eu", emergindo o "eu" transformado, submisso a Cristo, pronto a ser a Sua imagem e semelhança.

Deus não é um mágico - tanto no sentido de que não é um ilusionista, não engana procurando fazer acreditar em algo que não passou de um truque, um engano; como no sentido de que faz coisas sem sentido, por capricho. Sim, Ele realiza milagres; uns para agir na vida das pessoas, para cumprir o Seu propósito maior e restaurar nelas a Sua imagem e semelhança; outros para Ele ser glorificado.

Tudo o que Deus faz tem um propósito, e assim foi com a criação do Homem. Deus não criou o homem para ser um autómato. Deus criou o homem como um ser relacional, para que se relacionasse com Ele.

Sim, Deus pode agir e transformar alguém de imediato (ou pelo menos assim parece aos olhos dos outros).

Mas Ele quer a nossa participação nesse processo de transformação. Ele quer que nós sejamos sujeitos a processos de escolha, pois Ele mesmo vai preparando cada um para fazer a escolha certa.

"Ah, mas eu não consigo fazer a escolha certa."
"Ah, a tentação é muito forte."
"Não sei o que escolher."

A resposta está na sabedoria, a qual Deus dá a cada um, sem nos julgar pela nossa fraqueza ou pela tolice em que estamos.

Basta pedir. E para a Palavra de Deus.

Receberemos sabedoria para saber como agir em cada situação. E fé para agir da forma certa, sabendo que estamos a agradar a Deus. E como um pai que se agrada do seu filho, Deus dar-nos-à do que é bom e agradável segundo a Sua soberana vontade.

É difícil ser discípulo de Cristo neste mundo.

As "ofertas" para trilharmos caminhos diferentes dos caminhos de Cristo são muitas, e são tantas as que parecem tocar no nosso "ponto fraco". Mas quando nos sentimos fracos é então que somos fortes, porque confessamos ao Senhor a nossa fraqueza e Ele mostra-nos a Sua saída.

Jesus foi tentado depois de um jejum de 40 dias, para que "fizesse magia" e transformasse a pedra em pão. Mas o alimento Dele era fazer a vontade do Pai. E a vontade do Pai era o sacrifício na cruz. Foi o Jesus homem que ali sofreu. Em tudo foi tentado, mas sempre valeu a vontade do Pai, para nos mostrar o caminho de volta para Ele.

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas