Avançar para o conteúdo principal

1ª Coríntios, 13:11-12

 


1ª Coríntios, 13:11-12
Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança. Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face-a-face. Tudo o que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus me conhece plenamente.

Um dia destes, a minha filha mais velha perguntou-me se eu não gostava de ser outra vez criança. Não tinha ainda pensado nisso, mas a minha resposta foi imediata : não. E conforme ela me perguntava por quê (creio que gostaria de me ouvir dizer "sim" ...), o meu raciocínio voltava para esta passagem e mais certo eu ficava da minha resposta.

É certo que Jesus nos fala que se não nos fizermos como crianças, não entraremos no reino dos céus e que o reino dos céus é dos que são como as crianças. Mas isso tem a ver com o nosso relacionamento com Deus, com a inocência de uma criança que não tem o conhecimento da maldade.

Ser adulto traz consigo uma série de privilégios que muitas crianças e jovens gostariam de ter. E há muitos adultos que gostariam de ter apenas esses privilégios, ignorando as responsabilidades do adulto. Eu gosto de ambas, mesmo que por vezes as responsabilidades sejam um fardo pesado.

Mas não é por um nem pelo outro que gosto de ser adulto. É pelo privilégio de poder apreciar de uma forma mais ampla, mesmo que ainda limitada quem é Deus.

É certo que uma criança pode ter um lindo relacionamento com Deus, na inocência própria da idade. É a forma mais real de sermos os filhos nos braços do Pai.

Mas quando Deus nos diz que nos fez a Sua imagem e semelhança, isso significa que a plenitude do propósito de Deus para nós só poderá ser alcançada como adulto.

Deus criou o mundo e tudo nele contido para Ele mesmo. Para Sua gloria. Criou o Homem para se relacionar Consigo e colocou-o neste ambiente em que Deus é glorificado pela criação. E entregou-nos a administração de tudo o que Ele criou na Terra.

Já passou muito do tempo de sermos responsáveis por cuidar disto. Cada um de nós. Cada um tem que fazer a sua parte. Os outros não fazem? "Problema deles", eles terão que prestar contas Ao dono pelo estrago. Naquilo que estiver na nossa mão, temos que cuidar, e glorificar a Deus em todo tempo, em tudo o que fazemos e dar-Lhe graças por tudo - pois Ele mesmo faz com que tudo trabalhe para o bem daqueles que o amam.

"Ah, mas como é que isto pode ser para o meu bem??"

Como nos equivocamos por achar que tudo o que vemos é a totalidade dos coisas!

Aquele relacionamento que Deus quer ter connosco talvez nos revelasse como aquilo que vemos é pouco face à totalidade do que Deus quer fazer connosco.

Pela fé, eu creio que é assim.

Não que eu esteja à espera de tesouros gloriosos. Ou de uma recompensa eterna grandiosa aos olhos humanos.

Eu aguardo a completude do meu relacionamento com Deus. Porque sei que ainda falta transformar muita coisa em mim. O meu modo de pensar ainda é muito em mim e ainda pouco em Deus. E nos outros.

Sim, porque esse é o maior mandamento, amar a Deus com tudo o que sou. Sentimentos, pensamentos, palavras e actos. Sacrificialmente.

E a quem está por perto em necessidades, como se fosse eu a necessitar.

Não anseio pelo céu, no sentido de estar livre dos problemas deste mundo.

Anseio pelo relacionamento com Deus que fui criado para ter.

Pode ser aqui na Terra,

Pode ser um pouco mais hoje. E mais amanhã.

Até o dia em que O verei face-a-face.

Aí estarei completo naquilo para que fui criado.

 

Toda a honra e toda a glória a Deus!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas