Avançar para o conteúdo principal

Provérbios, 3:18

 

A sabedoria é uma árvore de vida para aqueles que a praticam;
felizes os que a alcançam.

PROVÉRBIOS 3:18
https://my.bible.com/bible/432/PRO.3.18

Provérbios, 3:18 A sabedoria é árvore de vida para quem dela toma posse, felizes os que se apegam a ela com firmeza.

Lendo esta passagem e os versículos antes e depois, encontro várias referências e a história bíblica a completar-se e a explicar-se a si mesma. 

E a revelar-nos uma vez mais Jesus. Mesmo que quem este escreveu conjunto de provérbios não tivesse conhecimento de Jesus, Deus, o autor principal de todo o texto bíblico, sabe bem a história, pois foi Ele quem a determinou.

No princípio era a Palavra. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Aquele que é a Palavra estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas for meio dele e sem ele nada foi criado.

Por meio da sabedoria, o SENHOR fundou a terra, por meio do entendimento, estabeleceu os céus.

A sabedoria referida nestes textos é Jesus. É a Ele que estes textos se referem, é a Ele que nos demos apegar, é Dele que recebemos a melhor direcção para a nossa vida.

Salomão foi temente a Deus quando Lhe pediu por sabedoria. Ele pediu Jesus. E enquanto teve bom senso de não rejeitar o temor do Senhor, a sua vida foi agradável aos olhos do Senhor.

Ele, Jesus, veio para nos dar vida, vida abundante. Lá no jardim do Éden, Adão e Eva tinham livre acesso à árvore da vida. Tinham livre acesso a Deus e Dele recebiam sabedoria para viverem; enquanto tivessem sabedoria, escolheriam a árvore da vida e viveriam para sempre. No momento que deram ouvidos à astúcia e buscaram a sabedoria vinda do conhecimento do bem e do mal, perderam o direito desse livre acesso e a morte foi a consequência.

Porque só podemos receber sabedoria de uma fonte, e apenas uma nos dá vida - a outra existe para matar, roubar e destruir.

A sabedoria que foi dada no início, agora tem que ser escolhida.

Escolheremos a sabedoria que nos dá poder para fazermos o que queremos, sem olhar a consequências? Que nos faz viver uma vida aparentemente sem limites, mas que no final tem um preço que pagaremos eternamente? Escolhemos uma sabedoria que nos dará gloria na Terra e poder sobre todos, para que vivamos apenas para as nossas vontades, caminhando para o ponto em que destruímos tudo o que nos desagrada - incluindo nós mesmos? Escolheremos uma sabedoria que nos promete sermos como Deus, sermos cópias adulteradas do que é único?

Ou escolheremos a sabedoria que nos faz viver da forma que fomos criados para viver? A sabedoria que nos conduz de volta ao nosso Criador; a sabedoria que nos faz sermos filhos de Deus, por adopção e por eleição? A sabedoria que embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que se devesse apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus, todo o joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para gloria de Deus, o Pai.

Eu já escolhi a fonte da qual quero receber sabedoria, declarando que Jesus Cristo é O meu Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

 

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas