A sabedoria é uma árvore de vida para aqueles que a praticam;
felizes os que a alcançam.
PROVÉRBIOS 3:18
https://my.bible.com/bible/432/PRO.3.18
Provérbios, 3:18 A sabedoria é árvore de vida para quem dela toma posse, felizes os que se apegam a ela com firmeza.
Lendo esta passagem e os versículos antes e depois, encontro várias referências e a história bíblica a completar-se e a explicar-se a si mesma.
E a revelar-nos uma vez mais Jesus. Mesmo que quem este escreveu conjunto de provérbios não tivesse conhecimento de Jesus, Deus, o autor principal de todo o texto bíblico, sabe bem a história, pois foi Ele quem a determinou.
No princípio era a Palavra. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Aquele que é a Palavra estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas for meio dele e sem ele nada foi criado.
Por meio da sabedoria, o SENHOR fundou a terra, por meio do entendimento, estabeleceu os céus.
A sabedoria referida nestes textos é Jesus. É a Ele que estes textos se referem, é a Ele que nos demos apegar, é Dele que recebemos a melhor direcção para a nossa vida.
Salomão foi temente a Deus quando Lhe pediu por sabedoria. Ele pediu Jesus. E enquanto teve bom senso de não rejeitar o temor do Senhor, a sua vida foi agradável aos olhos do Senhor.
Ele, Jesus, veio para nos dar vida, vida abundante. Lá no jardim do Éden, Adão e Eva tinham livre acesso à árvore da vida. Tinham livre acesso a Deus e Dele recebiam sabedoria para viverem; enquanto tivessem sabedoria, escolheriam a árvore da vida e viveriam para sempre. No momento que deram ouvidos à astúcia e buscaram a sabedoria vinda do conhecimento do bem e do mal, perderam o direito desse livre acesso e a morte foi a consequência.
Porque só podemos receber sabedoria de uma fonte, e apenas uma nos dá vida - a outra existe para matar, roubar e destruir.
A sabedoria que foi dada no início, agora tem que ser escolhida.
Escolheremos a sabedoria que nos dá poder para fazermos o que queremos, sem olhar a consequências? Que nos faz viver uma vida aparentemente sem limites, mas que no final tem um preço que pagaremos eternamente? Escolhemos uma sabedoria que nos dará gloria na Terra e poder sobre todos, para que vivamos apenas para as nossas vontades, caminhando para o ponto em que destruímos tudo o que nos desagrada - incluindo nós mesmos? Escolheremos uma sabedoria que nos promete sermos como Deus, sermos cópias adulteradas do que é único?
Ou escolheremos a sabedoria que nos faz viver da forma que fomos criados para viver? A sabedoria que nos conduz de volta ao nosso Criador; a sabedoria que nos faz sermos filhos de Deus, por adopção e por eleição? A sabedoria que embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que se devesse apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus, todo o joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para gloria de Deus, o Pai.
Eu já escolhi a fonte da qual quero receber sabedoria, declarando que Jesus Cristo é O meu Senhor, para a glória de Deus, o Pai.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.
Comentários
Enviar um comentário