Avançar para o conteúdo principal

Isaías, 53:2-3


 

O servo cresceu diante do SENHOR como um simples rebento, ou raiz em terra árida sem aparências nem beleza para poder dar nas vistas.

O seu aspecto não tinha qualquer atractivo. Era desprezado e abandonado pelos homens, como alguém cheio de dores e habituado ao sofrimento, e para o qual se evita olhar.

Era desprezado e tratado sem nenhuma consideração.

Isaías, 53:2-3

https://my.bible.com/bible/432/ISA.53.2-3


Precisamos distinguir humildade de humilhação.

  • Humildade é o acto de pensar menos em nós e não menos de nós.

    • Daí resulta que damos prioridade aos que nos rodeiam.

    • Daí resulta que não nos exaltamos.

    • Daí resulta que não maltratamos.

    • Tratamos como gostaríamos de ser tratados.

  • Humilhação é o acto de ser rebaixado, diminuído face ao seu real valor. A humilhação pode acontecer injustamente – humilhado porque alguém se aproveita de um humilde – ou como uma forma deturpada de “justiça” – em resposta a um acto negativo, alguém humilha outro como vingança. Ou como acto voluntário, reconhecendo quem é maior do que nós.

    'Assim, não se voltará a pôr mais a questão de ser ou não ser judeu, de estar circuncidado ou não, de ser ou não civilizado, estrangeiro, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.' Colossenses 3:11


Para aqueles que não conhecem Jesus, é necessário que saibam que Ele realizou o maior acto de humildade possível.


'No princípio era a Palavra. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.'  João 1:1

Ele estava com Deus e Ele era Deus. O Filho deixou o Seu trono de glória e toda a adoração dos anjos para se submeter às necessidades dos outros – dos homens, de Deus Pai.

Era necessário que se cumprisse a vontade do Pai, que houvesse o sacrifício do cordeiro perfeitamente puro para cumprir as profecias e para que fosse pago o salário do pecado.

'Saibam que foram resgatados daquela vida inútil que tinham herdado dos antepassados. E não foi pelo preço de coisas que desaparecem, como a prata e o ouro, mas pelo sangue precioso de Cristo, como o de um cordeiro sem mancha nem defeito. Ele tinha sido destinado para isso, ainda antes da criação do mundo, e manifestou-se nestes últimos tempos para vosso bem.' 1ª Pedro 1:18-20

Era necessário que esse sacrifício fosse realizado para que o homem voltasse a ter intimidade com o seu criador, para que se reconciliasse com Deus, e voltar a cumprir o propósito para que foi criado.


Para aqueles que O conhecem, é necessário, é urgente, que se torne bem claro o significado da Sua vinda. Aqueles que O conhecem, principalmente os que aceitaram o Seu chamado, não podem ficar como crianças espirituais. O crescimento é obrigatório.

Para os que não aceitam, para que entendam a condenação divina que recai sobre eles.

Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.' João 3:18

Para os que aceitaram, porque há um caminho.

'«Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. «Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim.»' João, 14:6

'Depois disse a todos: «Se alguém me quiser acompanhar negue-se a si próprio, carregue com a sua cruz todos os dias e siga-me.»' Lucas 9:23


Algumas afirmações de Jesus são difíceis de entender, até de aceitar, e obrigam a um crescimento na fé e no conhecimento da Palavra que leva o seu tempo a acontecer em nós.

Mas é claro quando Jesus fala que Ele é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém vai ao Pai se não for através Dele.

O que significou para si “Aceitar a Cristo”?

Essa é uma decisão que só faz sentido se for para se reconciliar com Deus!

A aceitação de Cristo como Senhor da nossa vida e como o único e suficiente salvador é apenas o primeiro passo. O primeiro passo de humildade.


Mas não basta esse primeiro passo – é um caminho. E esse caminho é Cristo.

Não há 3 alternativas!

Há a condenação para os que querem continuar na escuridão, e há a salvação para os que vêm para a luz. A luz do mundo.


Como seguir, então, por esse caminho?

Sejam humildes, portanto, e submissos ao poder de Deus, para que ele vos eleve no devido tempo.’ 1ª Pedro, 5:6

Submeta-se por completo a Deus, humilhe-se debaixo da poderosa mão de Deus e reconheça que foi Ele quem te salvou e todo o mérito é Dele.

'Porque é pela graça que estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Pois somos obra das suas mãos, criados em Cristo Jesus para vivermos na prática das boas obras, as quais de antemão Deus preparou para nós.' Efésios, 2:8-10

A salvação vem pela graça, por meio da fé, a qual é dom de Deus, para que ninguém se glorie.

O nosso demérito, a nossa dependência, não servem como desculpa para pecar, como se o pecado fosse o motivo para o derramar da Graça de Deus.


Olhe para Cristo, veja o Seu exemplo e siga-O.

Morra a cada dia para a sua vontade, para viver a vontade de Deus, que Ele revela na Sua Palavra.

'Aceitem o meu jugo e aprendam comigo, que sou manso e humilde de coração. Assim o vosso coração encontrará descanso' Mateus, 11:29

Seja humilde e demonstre-o a cada dia.

Ame, pois nessa palavra resume-se a humildade que Cristo representa.

Nenhum de nós é maior do que os outros, por isso cuidemos do nosso próximo, dentro da Palavra.

Sacrifiquemo-nos pelo nosso irmão, fazendo de tudo, dentro da Palavra, para que o corpo permaneça unido.

Obedeçamos a Deus no que fazemos, no que falamos, no que sentimos, no que pensamos.


Reconheça que Deus é justo juiz e nós apenas criaturas ingratas e injustas, que apenas mereciam a morte e a condenação.

Aceite o privilégio de ser chamado Seu filho pela adopção em Cristo Jesus e viva por essa maravilhosa graça.

Perdoe mesmo que doa muito. Peça perdão mesmo se achar que tem razão.


'«Felizes os que têm espírito de pobres, porque é deles o reino dos céus!

Felizes os que choram, porque Deus os consolará!

Felizes os humildes, porque terão como herança a Terra!

Felizes os que têm fome e sede de ver cumprida a vontade de Deus, porque Deus os satisfará!

Felizes os que usam de misericórdia para com os outros, porque Deus os tratará com misericórdia!

Felizes os íntegros de coração, porque hão de ver Deus!

Felizes os que promovem a paz, porque Deus lhes chamará seus filhos!

Felizes os que são perseguidos por procurarem que se cumpra a vontade de Deus, porque é deles o reino dos céus!»' Mateus, 5:3-10

'É que quando alguém está unido a Cristo torna-se uma pessoa nova. As coisas antigas passaram. Tudo é novo. ' 2ª Coríntios, 5:17

Que as suas obras reflictam a nova criatura que você é.


Não tem preço e é inegociável o que Deus fez por nós.

'Mas o SENHOR quis esmagá-lo com o sofrimento, para que a sua vida fosse uma oferta de expiação. Mas o servo verá a sua descendência e viverá por muito tempo, e o desígnio do SENHOR realizar-se-á por meio dele.

Por causa do sofrimento da sua vida verá a recompensa, e ficará satisfeito com a experiência que teve.

«O meu servo, que é justo, fará com que muitos se tornem justos diante de mim, pois ele mesmo carregou com os crimes deles.

Por isso, receberá a sua parte entre os grandes e repartirá os despojos com os mais poderosos, já que expôs a sua vida à morte e foi contado entre os malfeitores, ele que carregou com o pecado de muitos e intercedeu pelos pecadores.»' Isaías, 53:10-12

Era o Seu plano e Ele não desistiu nem o alterou.


'Os sacerdotes judeus vão todos os dias ao templo para prestar culto e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca poderão tirar os pecados. Mas o nosso sumo sacerdote, Cristo, sentou-se ao lado de Deus somente depois de ter oferecido um único sacrifício que tira os pecados uma vez para sempre.' Hebreus, 10:11-12

Nenhum sacrifício podia substituir para sempre o que Deus fez para Ele mesmo, através do Seu Filho, por isso os sacerdotes repetiam sempre os mesmos rituais.


Nada do que nós possamos fazer para Deus é aceitável se não for “em Jesus Cristo”, ou seja, submissos ao sacrifício de Jesus na cruz.

Não o merecemos, não o podemos trocar, somos novas criaturas, redimidas pelo cordeiro sem mácula nem mancha.

'Saibam que foram resgatados daquela vida inútil que tinham herdado dos antepassados. E não foi pelo preço de coisas que desaparecem, como a prata e o ouro, mas pelo sangue precioso de Cristo, como o de um cordeiro sem mancha nem defeito.' 1ª Pedro, 1:18-19


'Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque nele permanece a semente de Deus. Não pode pecar porque nasceu de Deus.' 1ª João, 3:9

Se você continua a carregar restos da velha criatura, se se sente incapaz de lutar contra o pecado, por causa do orgulho que o impede de se submeter a Deus, creia que Aquele que em si começou uma boa obra é poderoso para a cumprir até à volta de Jesus.


E isso é inegociável.

 

Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Romanos, 8:32

    Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Romanos 8:32 NVT ( https://my.bible.com/bible/432/ROM.8.32 ) Talvez o texto Bíblico mais conhecido, certamente o mais usado para evangelizar, João 3:16 diz-nos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda de Jesus à Terra aconteceu para que se cumprissem várias promessas de Deus, conforme profecias do Antigo Testamento. Entre elas, o sacrifício de animais que era apresentado como holocausto diante do Senhor, para perdão dos pecados. Hebreus 10:12 - Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus Jesus foi enviado pelo Pai, para apresentar diante do Pai o sacrifício perfeito, para Se entregar como sacrifício perfeito, o qual anula a necessidade de qualquer

1ª João, 1:8-9

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal. 1 JOÃO 1:8-9  https://my.bible.com/bible/432/1JN.1.8-9 Não há erro - todos pecamos. No passado, no presente, e provavelmente no futuro. A definição de pecado é simples: tudo o que desagrada a Deus, tudo quanto contraria a Sua vontade, como nos é apresentada pelos mandamentos. E Deus é bem claro ao detalhar de que forma Lhe temos que obedecer: nos sentimentos, nos pensamentos, nas palavras e nos actos. E a que é que temos que obedecer?     Entender e praticar que não há outros deuses, inclusive nós mesmos. Somente O Senhor é criador da vida, então somente Dele dependemos em tudo e para tudo e por tudo Lhe devemos dar graças.     Entender que, sendo Deus espírito, não há nada que O possa representar, sendo que Ele Se revela somente através da Sua Palavra, e a Sua grandeza através de t

Ester, 4:14

Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14 NVT Nesses registros ele descobriu que Mardoqueu havia denunciado Bigtana e Teres, os dois eunucos que guardavam a porta dos aposentos reais e que haviam conspirado para matar o rei Xerxes. Ester 6:2 NVT Quando Hamã contou a Zeres, sua esposa, e a todos os seus amigos o que havia acontecido, seus conselheiros e sua esposa disseram: “Visto que Mardoqueu, diante de quem você foi humilhado, é judeu de nascimento, seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”. Ester 6:13 NVT Escrevendo aos irmãos em Roma, Paulo revela-nos que Deus opera nas nossas vidas activamente ou permissivamente, mas sempre com um propósito: o nosso bem. O nosso bem que não é a nossa vontade bem os nossos projectos, mas